Ícone do site resumov

Como Ter FOCO e Errar Menos | Livro Hiperfoco


É muito comum a gente se distrair no meio de uma questão e é justamrnte isso que faz você errar, pois você estava fazendo a conta e se perdeu quando voltou, ou estava fazendo certo, mas não viu que precisava ser 2x no lugar de x. Assim, erros pequenos de falta de atenção acabam com o seu estudo.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Você decidiu estudar de 9 às 12, mas a notificação te chama, o barulho te desconcentra, o tédio te joga para baixo, aí você decide olhar o instagram, fazer um lanchinho, e quando você percebe, passou 2 horas.

Os estudos mostram que você consegue trabalhar ou estudar por uma média de 40 segundos até se distrair. A ideia do livro “Hiperfoco” é te contar o que fazer para evitar isso e ficar por mais tempo no hiperfoco.

O livro começa falando que ter foco te ajuda a ter uma sensação de bem estar. Que além de estudar e produzir mais, você também vai se sentir melhor com essa sensação de felicidade.

Primeira passo

A primeira coisa para você atingir o hiperfoco é você mudar o ambiente ao seu redor. Então, deixar o mais calmo possível, o mais sem distrações possível, para você conseguir sentar e estudar.

Logo, isso envolve uma mesa limpa, não ter nada na mesa que te distraia, como seu celular. Então, já deixe isso de lado, até longe do seu campo de visão.

Outra ideia é se você tem um barulho alto te incomodando, imagina se não é bom adquirir um fone de ouvido com cancelamento de ruido, é algo que eu pessoalmente gosto muito de usar.

Segunda passo

O que eu achei mais legal no livro foi a questão dos fatores externo. Então, a atenção, começando pela metaconsciência. Que é você perceber o que está pensando, onde está a sua atenção. Isso é uma das coisas mais importantes para você conseguir ter foco, pois não adianta, sempre a gente vai devagar e pensar em outras coisas, o mais importante é voltar, se distrair e voltar.

Para explicar a metaconsciência, a gente começa com o espaço atencional, que é a capacidade de processar e armazenar ao mesmo tempo. Então, isso é como se fosse a memória RAM, que é a memória de trabalho, e é ela a ser utilizada na atividade desejada.

Portanto, em um exercício ou em uma videoaula, eles devem ter toda sua memória de trabalho, pois é ela que vai te fazer aprender coisas novas, haja vista que você precisa processar o assunto que está vendo e memorizar uma parte dele.

O problema é que você começa a focar e a sua mente começa a pensar “ah, estou com fome, quero abrir o instagram, etc”. Nesse momento, você tem que ter a habilidade de puxar de volta.

Portanto, vamos pensar… agora, sua atenção é 100, quanto é que você está separando para ler esse texto? 20, 30 por cento?

Pergunto isso por conta de muitas vezes você assistir uma aula e está com seu foco somente 20% nela, e o restante ao redor de você. E quanto mais difícil a tarefa, mais foco você precisa colocar. Não dá para você estudar matemática e colocar Lady Gaga para ouvir, penso que seria super complicado.

Quando você for sentar para estudar, quando abrir o livro, pense onde está a sua atenção, está na matéria? E quando está devagar, você consegue voltar?

Medidas de atenção

E temos 3 medidas de atenção. A primeira é o quanto de tempo você consegue focar no total, sem se distrair com coisas externas. O segundo é o tempo de concentração em uma pequena tarefa, uma lista de exercícios, por exemplo, cada exercício vai ser uma pequena tarefa. A terceira medida é em quanto tempo você consegue voltar depois de se distrair. Então, você está lá e você pensou em outra coisa, quanto tempo você leva desde ter esse pensamento até voltar ao seu objeto de estudo?

Pensa comigo, lá no dia da prova, o que vai te ajudar a não errar contas, a não ter erro de interpretação, a não errar besteira? É essa habilidade de no meio da explicação você conseguir voltar para a conta e ver se errou algo quando se distraiu, mesmo que tenha sido por pouco tempo. Essa pequena distração é o que faz você errar, é o que acontece quando você erra a questão e você percebe que foi só uma besteira, mas que sabia como fazer.

É normal divagar, o importante é voltar!

Agora, me conta o que você achou, se você se distrai com facilidade e o que vai mudar sabendo o que foi visto hoje. Continuamos na semana seguinte! Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂