Ícone do site resumov

COMO TER ÂNIMO PARA ESTUDAR (3 formas)


Tem um escritor chamado Timothy Ferriss que escreveu um porção de coisas, mas ele escreveu uma uma vez que ficou comigo, que foi o seguinte: ele tava treinando para ser lutador na china e ele falou que o que mais diferenciava era a habilidade de aguentar a dor.

Então, ele levava um soco ou alguma coisa e era capaz de continuar lutando. Essa habilidade foi super importantes, depois ele foi aprendendo as outras necessárias para ser campeão nessa luta que ele fazia.

Isso ficou comigo porque é importante que a gente tenha essa resiliência com a dor. Então, entender que dói mesmo, qualquer coisa que a gente queira fazer que seja fora da zona de conforto, dói. E não é uma dor comum, é uma dor diferente.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

É importante ir através da dor, sentir e continuar apesar da dor. Tem algumas coisas que ajudam a lidar com isso. Pra mim, ajuda muito escrever, para outras pessoas é melhor falar com um psicólogo. Para mim, é melhor escrever pelo o que estou passando.

Por exemplo: Essa época está difícil por causa disso, daquilo e daquilo outro; e você vai escrevendo e vendo que as suas emoções são muito mais complexas, um negócio muito mais emaranhado dentro da sua cabeça. Isso vai te ajudando a liar com esse processo, a ser mais forte, a se entender melhor.

Uma das coisas mais importantes é você ser capaz de se entender, de entender as suas emoções, entender o motivo de estar procrastinando. Será que existe uma razão profundo ou é porque você não quer estudar tal coisa.

Às vezes você está estudando para um vestibular que nem quer, você só se convenceu que queria, mas não é.

Muitas vezes você descobre isso escrevendo, colocando as suas emoções, colocando pelo o que você está passando no papel. Não necessariamente coisas negativas, mas positivas também. Logo, você pode se inspirar, criar frases para você mesmo, coisas que você pensa que são fundamentais e basilares para sua personalidade, por exemplo.

São duas coisas que eu quero falar nesse vídeo, a primeira é a questão de aguentar a dor, não tem outro jeito de sair da zona de conforto.

A outra é escrever, lidar com essas ações. Quando você faz isso muitas vezes, quando você sente essa dor e persiste várias vezes, você vai ficando muito forte.

Novas coisas precisam de muito para doer. Então, vai doendo cada vez menos. Por exemplo, quando você não quer falar em público e isso te dá medo. O que vai acontecer? A primeira vez que você falar em público vai doer muito, vai tremer, vai suar frio, vai ser horrível, mas lá pela vigésima vez que você fazer isso, vai ser muito mais fácil.

Essa habilidade que você construiu indo lá, resistindo a dor e continuando dia após dia, vai ser se transferir para outra coisa.

Então, quando você quiser fazer outra coisa completamente diferente, como entrevista de emprego, concurso público, qualquer coisa, essa confiança vai se transferir. Você já vai muito determinado.

Essa é a ideia, sentir e lidar com essa dor, continuar apesar dela, é uma coisa que continua pra vida toda e faz com que você não desista das coisas. No futuro, quando você passar por algo difícil, você já vai estudar preparado.

Vamos pensar no ITA… É muito difícil de entrar! Quem entra, quase nunca sai, a desistência do ITA é baixíssima. Pois a pessoa deu o gás, a alma para passar. Isso também acontece com uma pública em medicina, muito mais que passar em uma ou outra.

Às vezes em uma profissão, às vezes é até o que separa pessoas. Vão ter pessoas que qualquer coisinha desistem. Qualquer coisinha já pensam “ah, não aguento isso” ou que começam uma atividade no trabalho e fica um pouquinho difícil e já não quer mais.

Dessa forma, ficam trocando e trocando, quando o necessário era aprender essa atividade que ela precisa fazer, daquela fase da vida. É importante fazer o ciclo completo, sentir, aprender, tudo o que precisa em cada fase da sua vida. Agora no seus estudos, depois na faculdade e mais tarde no seu trabalho.

A ideia é basicamente esses 3 pontos: sentir a dor, continuar apesar da dor, e vai escrever ou fazer exercício físico. Talvez ler livros inspiradores, é uma outra forma de lidar com a dor. Um livro muito bom é o “O obstáculo é o caminho”. Conta a história de pessoas que passaram por absurdos, que passaram por coisas horríveis e conseguiram seus objetivos.

A outra parte é que tudo isso faz sentido, todos esses ciclos de dor e superação vão te fazer ser mais forte e ficar mais forte. É algo que vai servir pra sua vida inteira.

Essa é a ideia de vídeo de hoje, me conta nos comentários se te ajudou. Espero que sim! Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.