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Como ser mais inteligente nas aulas


A inteligência depende de várias variáveis, então não é só uma coisa que vai fazer você ser mais ou menos inteligente. Vou pegar as duas que são as principais quando você lê livros de neurociência. Uma é a memória de curto prazo e a outra é a sua capacidade de relacionar ideias, de encontrar padrões entre elas e tirar conclusões.

A gente pode pensar na inteligência como como uma multiplicação – claro, isso aqui foi liberdade criativa minha rs – do que você consegue reter dessas informações na memória de curto prazo, com a sua capacidade de raciocínio, que vai ser ver padrões, fazer inferências, conectar ideias, basicamente.

Portanto, quanto mais informações você consegue guardar, mais você vai conseguir retirar padrões, porque você está retirando padrões de mais informações. E ao mesmo tempo, quanto mais padrões você é capaz de ver, mais fácil vai ser manter essas memórias de curto prazo ou transforma-las em memória de médio/longo prazo.

Quando a gente pensa em memória de curto prazo, o que é isso?

Quando você está lá assistindo o professor, assistindo a aula ou estudando um livro, você tem várias informações e às vezes tem a sensação

Nossa, ele está falando muito rápido, eu estou perdendo essas informações.

É como se você fosse fazer um malabarismo com todas essas informações. Logo, essas informações estão passando de uma mão pra outra ou estão no ar, você precisa segurar e tem um número máximo de informações que é possível guardar nessa memória de curto prazo. Os cientistas viram que pessoas mais inteligentes conseguem guardar mais coisas nessa memória de curto prazo.

Tá, isso são as pessoas super inteligentes, o que podemos aprender com ela e trazer para a gente?

Nós temos que pensar em como vamos pegar essas informações da nossa memória de curto prazo e acessá-las de uma forma mais fácil  e também fazer com que elas não se percam.

Esse texto está em forma de vídeo abaixo:

E qual é uma ideia pra isso?

Uma ideia é anotar. Só que quando a gente pensa em anotar, a gente já pensa naquele textão, em anotar cada palavra que o professor fala, anotar tudo quando é informação, e não é isso. A ideia vai ser anotar só essas ideias principais que você está tentando colocar no malabarismo, então em vez de anotar tudo, fazer aquele textão de treta, você vai anotar só as principais ideias, às vezes só uma palavra, e fazer relações entre elas.

Você pode usar o seu caderno, uma folha A4 (que dá muita liberdade), pode ser em bullet, em mapas mentais, esquemas, a ideia é que você anote isso que está consumindo espaço na sua memória de curto prazo.

Dessa forma, terá dois efeitos, você terá mais espaço para as informações que estão vindo, e vai ser capaz de ver o padrão olhando para o papel, não precisando ter todas essas informações na cabeça.

Por exemplo, quando você pensa em uma pessoa realmente inteligente, como ela é?

Ela é uma pessoa que vai conseguir assistir a aula de assunto que ela não sabe nada, porque não vale já vir com bagagem, e ela vai conseguir pegar a maioria dessas informações que estão sendo passadas, fazer relações e tirar algumas conclusões, fazer inferências, ou perguntas boas de lacunas que ficaram na compreensão dela. Isso que é a inteligência de verdade.

Como que a gente pode se aproximar disso?

Ao anotar, você vai ver essas informações no papel e tirar inferências, ver padrões, tirar conclusões acerca daquilo. Olhando o papel também, você vai ver lacunas

Isso aqui eu não entendi tão bem, esse outro ponto aqui não tá claro…

Dessa maneira, você começa a ter uma inteligência mais parecida com a dessa pessoa que pensou tudo na cabeça dela, que não anotou nada e só de assistir a aula, ela deu conta de entender tudo.

Então, perceba que essa é uma ferramenta muito boa, você anotar as melhores ideias, expressões, palavras; a sua etapa de processamento vai ser muito mais fácil, porque já está lá no papel, é só você olhar, analisar e fazer mais inferências. Inclusive, o Bill Gates quando lê um livro, ele fala que o mais importante é anotar. Então, você está lendo o livro, está anotando, está relacionando uma ideia com a outra, está questionando as ideias.

Dentro disso, uma coisa que é muito útil é fazer setas. Logo, você coloca as informações e faz setas de uma informação pra outra, ou faz um mapa mental.

Quando você fizer um mapa mental ou um esquema, não pense que ele tem que ser daquela estrutura, ele pode ser diferente, então você faz o mapa mental, depois colocar uma seta relacionando uma coisa com a outra, ou pode fazer um esquema mostrando os raios no espelho, por exemplo, fazer a relação entre a lente do espelho convexo/côncavo.

A ideia vai ser colocar essas informações no papel, pra depois no segundo passo ir relacionando e tirando conclusões do que você anotou. Essa também é uma forma de deixar o estudo mais ativo, você torna o ato de assistir aula, em uma coisa que você está produzindo conhecimento. Dessa forma, vai muito mais fácil de aprender.

Outra coisa é o perfeccionismo quando você está anotando, quando quer colocar todas as informações e não quer perder nada, isso é a pior coisa!

Não tenha nem perfeccionismo de palavras, de ideias, de colocar tudo que está sendo falado, nem perfeccionismo de canetinha, de deixar bonito; é melhor você fazer um garrancho uma coisa nada a ver só com algumas palavras, mas bem relacionadas. O mais importante é você fazer com a mão!

Já usar cores, usar desenhos pode melhorar o seu desempenho?

Talvez sim, mas não é uma melhora que faça muita diferença, é a gente se manter no básico às vezes, então faz com caneta preta, escreve as palavras, põe as setas, relaciona as ideias e tenha claro aquilo que você estudou.

 

Portanto, a gente fez a hipótese dessa inteligência como essa multiplicação do tanto de informação que você consegue reter, e agora anotar, vezes a sua capacidade de raciocinar, de fazer conexões entre as suas ideias. A gente viu que uma forma de melhorar muito essas informações que você vai raciocinar depois, é anotá-las de uma maneira fácil de ver.

No vídeo da semana que vem, a gente vai ver essa segunda parte, então o que você precisa pra encontrar esse padrões, o que pode facilitar esse processo ou atrapalhar, é isso que veremos no próximo vídeo.

Essa foi a ideia desse vídeo, eu espero que seja útil pra vocês, porque eu sei como é difícil a gente ter que aprender tanta coisa, e parece que agora nos vestibulares a gente tem que gabaritar nos cursos concorridos. Então a ideia vai ser essa, você anota o que está aprendendo nas aulas, vê essas informações entre as relações.

É isso, até o próximo vídeo, quarta-feira. Tchau!