Ícone do site resumov

Como passar em medicina na Usp e Unicamp: estudando sozinha e trabalhando


Nesse vídeo, eu vou falar pra vocês como eu estudei em medicina na USP e na Unicamp e a ideia é que você não se preocupe pensando que você tem que seguir todas essas dicas, que você tem que estudar dessa forma, encontre a melhor forma pra você.

Eu já sabia do ITA que o mais importante é fazer as provas antigas, eu sabia que pra passar em medicina eu teria que fazer vários anos de provas antigas, e conseguir fazê-las muito bem, então ir aprendendo e fazendo muito bem. Então, o meu objetivo ele não era tanto passar, ele era fazer vários anos de prova e sabendo muito bem. Então eu comecei com a meta de USP e Unicamp, queria basicamente essas duas, tinha outras também que eu tentei, como Unesp e Famema, mas não era o meu objetivo mesmo, meu objetivo maior na verdade era a USP.

Aí eu comecei com essa meta de fazer as provas, só que eu não sabia nada, não sabia nada de biologia, eu não vi biologia nem no colégio, desde o segundo ano do ensino médio eu não via mais biologia, porque eu já focava só pra ITA. Então não vi biologia, história, geografia e nem literatura, que a literatura do ITA é um pouco diferente.

Então eu tive que pensar em um jeito de estudar essas matérias, de aprender a base pra conseguir fazer essas provas antigas. Eu tive que montar essa estratégia pra sair do zero até o nível de fazer provas antigas, isso pra humanas biologia e literatura; já pra exatas eu tinha um conhecimento bom, porque eu fiz ITA, então na prática eu só precisaria revisar um pouco e voltar a fazer as provas (pelo menos era o que eu pensava), quando eu fui fazer as provas eu vi que eu não lembrava de quase nada, mas nem se compara com alguém que tá começando a estudar, porque basicamente eu tive que ver as provas, fazer várias provas e voltar na matéria, voltar lá na apostila ou ver uma videoaula de um assunto específico, principalmente aqueles assuntos de física 3 de eletricidade, que eu não lembrava mais nada, mas enfim.

Eu fiz isso pra exatas, e aí o que foi mais importante pra minha preparação foi humanas e biologia, que é o que eu vou mostrar mais em detalhes pra vocês.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Planejamento Inicial

Então tá, então eu decidi no dia 21 de agosto fazer medicina, aí eu pensei:

Eu vou tirar o dia 22, amanhã, pra só planejar como eu vou estudar, porque tem que tá tudo planejadinho como eu vou estudar em cada semana, em cada mês, pra dar tempo de fazer tudo isso, porque é uma meta muito audaciosa você querer acabar toda a matéria e fazer as provas antigas.

Então, eu lembro que o meu primo fazia poliedro, eu peguei os materiais do poliedro com ele e montei um planejamento em cima daquelas apostilas. Então, por exemplo, tinha lá quatro apostilas de biologia, aí eu pensei:

Eu tenho que ver essas quatro apostilas, fazer todos os exercícios e depois ainda fazer 10 anos da Fuvest, Unesp e Unicamp.

Essa era a minha ideia e isso eu precisei fazer em 3 meses. Isso que foi a loucura, porque eu tive que acabar quatro apostilas em mais ou menos 2 meses e deixar 1 mês pra fazer as provas antigas. Aí não deu certo, falo pra você que não deu certo. Esse foi o planejamento inicial, deu quase certo, então de 4 apostilas, eu vi mais ou menos 3 apostilas e meia e eu não fiz as provas da Unesp, eu fiz quase umas duas provas da Unesp, mas a Unicamp e a Fuvest eu consegui fazer.

Plano para Humanas

Esse foi o planejamento inicial, o planejamento inicial não deu certo e aí eu precisei voltar no planejamento pra mudar porque, por exemplo, humanas não deu pra estudar pelas apostilas. Eu passei duas semanas e eu não saí do capítulo 2- capítulo 3 e sendo que eu ia fazer os exercícios e eu nem lembrava, não conseguia. Então, por um lado eu pensei assim:

Ou eu sou muito incompetente eu não consigo aprender esse material, eu não consigo aprender o que tá aqui… Que outra alternativa eu tenho pra não usar essas apostilas?

Aí eu fui procurar e eu vi que existiam já cursos online, então eu fiz um curso online e eu vi lá as aulas de humanas, em vez de ficar nas apostilas, eu fui direto pras aulas e das aulas eu já fui pras provas antigas, então não teve apostila nenhuma, eu já via a aula e já fui logo pras provas antigas. E isso cortou o tempo de uma forma absurda, porque antes eu passava o maior tempão lá estudando e estudando, pensando se eu deveria fazer resumo, pensando que eu tinha que marcar aquelas questões que eu não sabia fazer nada, e aí era um nível de detalhes absurdos na apostila, e eu não sabia isso, porque quando a gente tá com dificuldade, a gente não sabe que aquela dificuldade é natural e que não é necessário. Então já tô te falando, não precisa ficar lendo essas apostilas, a não ser, claro, que você seja uma pessoa que aprende melhor lendo.

Então o que eu fazia pra humanas?

Eu assistia esses vídeos de humanas de manhã quando eu ia trabalhar, na hora do almoço quando eu ia dirigir pra algum lugar, e quando eu voltava. Então, eu tinha pelo menos uma hora pra escutar esses vídeos de humanas e depois em momentos, por exemplo, escovando o dente, me arrumando, fazendo comida, comendo… toda hora eu tava assistindo esses vídeos de humanas, porque eu achava bem light, então eu conseguia estudar em um tempo que seria um tempo meio morto. Eu adorava! Eu comia estudando, assistindo aulas de humanas eu fazia comida, eu gostava muito, eu até tenho saudade dessa época porque era muito legal.

Plano para Biologia

Biologia eu deixava pra estudar naquele melhor tempo possível que era de manhã quando eu sentava e ‘’ah agora vou estudar’’, aí eu estudava biologia, quando eu tava com a mente mais fresca assim, quando eu me concentrava melhor; e pra isso, eu acordava mais cedo, eu acordava mais cedo pra conseguir estudar antes de trabalhar. Então, era o melhor horário, eu estudava muito biologia assim, eu já acordava pensando: ‘’ah, eu já vou lá no capítulo x, estudar’’. Também foi parecido, eu tentei estudar só pela apostila e vários capítulos eu conseguia, porque biologia é bem mais fácil de entender, pelo menos pra mim, do que história e geografia; Eu acho que a primeira a apostila inteira eu só estudei pela apostila, eu não vi videoaula. Aí, conforme os assuntos foram ficando mais complicados, eu pensei:

Nossa, eu preciso de alguém pra me explicar isso aqui, eu tô demorando muito.

Aí eu fui lá nessa videoaula também, com o professor Oda do descomplica e ele explicou de uma maneira super fácil, então eu gostei. Hoje, já tem vários professores de biologia, então você escolha um que você prefere.

Eu lembro, por exemplo, que em respiração celular, aquela questão das 3 fases da respiração celular, o que era na crista da mitocôndria não sei o quê… era muito difícil, então foi exatamente nesse assunto que eu decidi

Não, eu não tô dando conta de estudar sozinha, eu preciso de alguém pra me ensinar.

Em biologia, eu fiquei com apostila e essas videoaulas, eu fiquei revezando. Às vezes eu assistia primeiro a videoaula, a primeira videoaula mais básica, depois eu ia pra apostila me aprofundar e resolver os exercícios da apostila, isso nos dois meses. Já depois desse tempo, eu fiquei só nas provas, então foram dois meses intensos de biologia, estudando muito biologia, que era a matéria que eu sabia menos.

Aí, como era o meu dia: A maior parte do dia era pra estudar biologia e humanas; e humanas era aquele estudo assistindo videoaula, indo e voltando de onde eu estivesse e eu fazia também provas. Então, eu já desde o começo comecei a fazer provas, depois que eu tirei aquele peso das apostilas do poliedro, eu já comecei a fazer provas.

Plano para Português e Literatura

Português eu já sabia do ITA também, que o principal é fazer provas, então não dá pra você ficar só vendo videoaula ou lendo livro. Não, você tem que já fazer as provas, isso eu já do ITA. Aí eu fiz muitas provas de português e literatura também. Literatura, de vez em quando, eu assistia videoaula, principalmente modernismo.

A gente tem que entender que a gente não precisa seguir a ordem cronológica, você não precisa começar a estudar história pela pré-história, pela Grécia, você pode começar logo pela república, pelos assuntos que caem mais. Vai ficar confuso na sua cabeça? Vai, mas não tem problema, depois você junta o quebra cabeça do que aconteceu na história, do que aconteceu na literatura, mas o mais importante é você saber esses conteúdos que mais caem e que são os mais recentes. Então, literatura vai ser o modernismo, em história o mais importante não vai ser pré-história, não vai ser a Grécia, embora possa cair uma ou outra questão, não é o mais importante, então enfim.

Em humanas, eu fui com essa ideia de videoaulas e provas, que foi a ideia de linguagens também, sendo que linguagens era primeiro provas e depois videoaula ou resumo do que fosse necessário.

Plano para as Exatas

Exatas é diferente pra mim, porque eu já sou engenheira e eu já sabia muito dos assuntos, embora eu não soubesse exatamente, mas em algum dia eu já vi, então era mais uma questão de relembrar. Essa é a questão, se você é engenheiro, se você é matemático, se você tem uma formação assim das exatas, vai ser muito mais fácil pra você, porque embora a primeira semana seja um choque assim, você vê que: ‘’nossa eu não lembro nada’’; rapidinho você pega, sério, estudando só um pouquinho vários dias você já pega com muita facilidade e foi isso o que aconteceu. Eu fui pegando nas provas, eu errava, eu via a resolução, aí depois eu via videoaula do assunto ou via na apostila, aí rapidinho eu peguei.

Eu até separei aqui o tempo que eu focava em biologia, então, é como se fosse 10 horas de biologia por semana, e 2 horas de matemática, 2 horas de física e 2 horas de química. Então veja que era 10 horas de biologia vs 2 horas de matemática, 2 de física e 2 de química, e aí humanas umas 7-8 horas, linguagem umas 6 horas, então dava mais ou menos umas 30 horas por semana.

Mas, na verdade, eu estudava bem mais que isso. Se você for ver o tempo que eu comia, que me arrumava, que eu escovava o dente, eu sempre tava com o celular lá assistindo aula ou Ipad ou laptop, eu sempre tava assistindo aula.

E aí foi um pouco difícil, porque eu tinha namorado já nessa época e eu tava lá presente só em corpo, porque eu tava assistindo videoaula toda hora, e aí foi uma fase que graças a gente passou, que hoje a gente casou e tem até um filho, mas nessa época foi difícil.

Eu passava por ele e eu nem olhava pra ele, eu só estudava e essa é intensidade é uma coisa que me ajudou muito a passar, é uma coisa que eu recomendo, eu sei que é loucura, eu sei que parece obsessivo, mas se você consegue sem se estressar muito, é bom.

Tem gente que não consegue, tem gente que vai estudar 8-9 horas e já não aguenta mais, eu não, eu não sou assim, eu consigo estudar o dia inteiro, mas eu tenho muito receio de falar isso, porque eu vejo que a maioria das pessoas não consegue, não é bom pra maioria das pessoas.

Outro detalhe também, é que eu fiz essa loucura por 3 meses, então por 3 meses é bem factível, já por 1 ano não. Então, 1 ano de estudo você não dá conta de estudar o dia inteiro, quando você tem uma preparação assim mais longa, você tem que investir em exercício físico, em tempo de lazer, em relaxamento, talvez até viajar um pouco.

Então é isso, eu falei pra vocês, quando eu não aguentava mais estudar, quando eu já tava muito cansada, eu assistia aula de história lá do Pellizzari do Descomplica ou aulas assim muito legais.

Plano para Redação

E aí eu também fiz um curso de redação. Antes, a Fuvest liberava as melhores redações e lá dá pra você olhar as redações e analisar o que as pessoas colocavam. Aí eu li várias redações citando Bauman e eu:

Nossa, não é possível! Como assim várias redações citando Bauman? Nossa, eu tenho que conhecer esse cara, tenho que saber essas ideias pra colocar nessa redação.

Então, pra Fuvest, se você vai fazer Fuvest, vá atrás de Bauman, entenda essa questão do mundo líquido, da modernidade líquida e construa essas relações de sentido na sua redação, porque é uma carta na manga que você pode usar em qualquer tema. Na redação também, eu tentava colocar referências de filmes ou de livros que eu tivesse lido ou soubesse alguma coisa, mas o Bauman era sempre uma peça chave na redação.

 

Hoje a ideia foi falar como eu estudei pra passar em medicina. Como eu falei no começo, você não precisa seguir essas dicas da forma como eu fiz. Já se você trabalha, é muito legal você pegar algumas dessas dicas pra incluir na sua rotina.

Dá uma olhada nos outros vídeos como passar em medicina, principalmente nas fases, fase 1, fase 2 e fase 3.

Muito obrigado por estar aqui, eu agradeço cada visualização, principalmente se você tá aqui até o final, e é isso. Se você gostou, deixa um comentário, curta aí pra mim e compartilha com algum amigo. O canal tá pequeno e ajuda a crescer o canal. Se cada uma compartilhar com um amigo, o canal cresce muito rápido, então eu peço esse favor pra você e eu tô torcendo de verdade pra você passar lá em medicina.

Depois a gente vai marcar a entrevista no podcast que você vai me contar como foi, como está sendo agora esse estudo, se ta sendo muito estressante, como você tá estudando, o que você tá achando que ajudou mais no seu estudo, então qual mudança você teve nos seus estudos que foi melhor pra passar e isso você vai me contar, então a gente vai conversar no podcast e você vai contar tudo isso, vai servir pra inspirar outras pessoas.

Então é isso, bons estudos pra você e até o próximo vídeo, quarta feira.