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Como NÃO Perder o Segundo Semestre


Faltam poucas semanas para o Enem, tantos assuntos para ver, décadas de provas para fazer, aulões de revisão que não acabam mais. E agora, como aproveitar melhor a reta final? Às vezes o que você acha que deveria fazer ou que recomendam é esse círculo aqui. Mas esse círculo pode ser diferente daquilo que realmente vai aumentar sua nota. Pode até haver uma interseção aqui quando você já estuda sobre técnicas de estudo, já sabe métodos, mas ainda assim é possível que tenham coisas que você acha que deveria fazer e que não são tão úteis ou que muitas pessoas recomendam, mas não é tão legal assim. Então hoje vamos focar nesse segundo círculo, o que realmente vai aumentar sua nota.

Acertar o que já viu

Vamos para o primeiro ponto, que é acertar o que você já viu. Muitas vezes a gente acha que o ideal é ver o próximo assunto, é acabar matéria, evoluir nos conteúdos, ou ver mais matérias… Ver a próxima coisa, chegar perto da linha de chegada imaginária, que é ver todos os conteúdos. Ou, pelo menos, ver 80% dos conteúdos. Você sempre acha que esse é o objetivo, que o próximo assunto é o que vai te deixar mais perto de passar. Mas nem sempre é verdade, principalmente para o Enem, não é.

Logo, quando você analisa a prova e vê que as questões mais fáceis vão te fazer ter uma nota maior, às vezes acertar 35 questões em matemática pode ser melhor que acertar 39 ou 40, se essas 35 que você acertou estão com os assuntos mais acertados, com os assuntos mais fáceis.

Assim, a gente tem que tirar da cabeça essa ideia de que o próximo assunto é sempre mais importante do que o que você já viu e colocar, uma super ênfase em acertar aquilo que você já estudou. Por mais que faltem muitos assuntos, por mais que tenha tanta coisa para fazer, tenha tanta aula para ver, tantos novos assuntos para estudar. Mas o que você já viu, você tem que garantir.

Ver mais conteúdos

Para dar um exemplo mais específico, digamos que você viu 60% dos conteúdos e um lado da sua mente pensa “não, vamos chegar em 70% e depois a gente faz revisão”; dessa forma, você pode até chegar em 70%, mas nunca você vai pensa “não, vou parar de ver novos assuntos e vou focar no que já vi”; não, você vai sempre querer o próximo.

Por outro lado, se você já viu esse 60%, mas você foca em acertar esses assuntos, é bem possível que você acerte mais questões na prova, que você vá melhor, que tenha uma nota melhor. Então, aqui não é um versus o outro, é sobre a prioridade, então a prioridade é acertar o que você já viu, mas claro que é possível continuar vendo os assuntos, é desejável, mas a prioridade é acertar o que você já viu.

Como maximizar os acertos

E como você vai fazer isso? Como você vai maximizar os acertos nos assuntos que você já viu? Vou te dar três opções, bora ver se você concorda comigo. Opção A, que é super comum, voltar na teoria, então ou ver uma videoaula de resumo, ou ler o livro e fazer a lista dos assuntos que você já viu. Letra B, já vai direto para as questões, separa os assuntos que você já viu e que tem alguma dúvida e faz a lista desses assuntos, às vezes refaz a lista. E letra C, faz provas antigas inteiras do Enem, simulados vestibulares, por mais que você não esteja tão preparado ainda. Faz essas provas e a partir do que você errar, aí sim você volta na teoria ou você faz uma lista extra desse assunto. Qual você acha melhor? A, B ou C?

As 3 opções comuns

É muito arriscado a letra A e a letra B. A letra A é mais arriscado de todos porque às vezes você pode passar muito tempo na teoria e esse tempo pode ser melhor aproveitado direto nas questões. Só que a B já é direto nas questões, mas pode ser que a sua escolha de assuntos não seja melhor. Então talvez você esteja excluindo alguns assuntos importantes ou talvez esteja fazendo lista de assuntos que você já sabe.

Dessa forma, a prova é o melhor indicativo, ela que vai mostrar assunto aqui você não sabe direito, ou essa alternativa você teve dúvida, volta no assunto dessa alternativa, estuda isso e depois você continua.

Fortalecer a memória

Então quando você decide revisar, primeiro lendo, é muito mais fácil para você, muito mais fácil para o seu cérebro e quanto mais fácil em geral, menos fortalece a memória. Já por outro lado, quando você precisa lembrar, precisa puxar aquilo, precisa ir fundo naquilo sem ter a informação na sua frente, ou seja, quando você vai fazer uma lista misturada com vários assuntos, que é uma lista sniper ou uma prova antiga, e você tem que lembrar de tudo aquilo de uma vez. Aquilo é muito mais difícil, é muito mais cansativo, mas ao mesmo tempo, quando você consegue, nem que seja um pedaço da informação, aquilo vai fortalecer a memória.

Logo, o seu cérebro entende que isso aqui é importante, isso aqui tá sendo usado, então vamos fortalecer essa memória aqui para o uso futuro.

Portanto, você já entendeu que é melhor fazer prova direta e voltar na questão que errar no assunto, fazer uma lista extra, certo?. Mas e se mesmo assim ainda sobra tempo e ainda faltam realmente vários assuntos, como você vai escolher esses assuntos?

Aumentar sua nota

Então a segunda parte da ideia é essa. Como focar no que vai aumentar mais a sua nota? Não é como aumentar a nota de todo mundo, é para você, baseado no que você já viu, no que não viu, no que é fácil para você, no que é difícil para você, no que falta. Então, é a parte mais análise estratégica, certo? Não dá para copiar o planejamento de outra pessoa, aqui você tem que sentar mesmo e ver no seu caso, analisa quais são as matérias que mais vão aumentar a sua nota.

Precisa de flashcards de biologia?

Assim, por exemplo, um erro que é muito comum, muita gente faz isso e eu converso com alunos e eles me contam que fazem, passam horas fazendo: criando flashcards de biologia.

Fazem o print do pedaço, aí coloca no flashcard, aí passa uma hora por dia revendo flashcards de biologia e estudando biologia, etc. A biologia para quem vai ser médico é incrível, você poderia passar o dia inteiro estudando, só que é isso que vai te fazer entrar na faculdade? Provavelmente não!

Então a gente tem que ter prioridade na coisa certa, às vezes a pessoa está empolgada na biologia, mas ela não tá fazendo redação direito ou ela não tá nas outras naturezas ou principalmente matemática.

Logo, a gente tem que colocar o pingo no i, no lugar certo, e não ficar se desfocando, não ficar fazendo técnicas úteis, só que na matéria errada.

Fila x Estudar tudo por igual

Às vezes a gente pensa em estudo tudo, aprender tudo, mas é uma das piores estratégias, porque você nunca vê a sua evolução em termos de nota na prova, parece que sempre fica estagnado e só melhora em matérias que não vão te trazer tanto resultado, vai trazer frustração, porque você está estudando, estudando, estudando, mas a nota não está aumentando.

Desse modo, é bem legal parar um pouco, analisar quais são as matérias que vão aumentar mais a sua nota. E aí depois que você descobre isso, você decide como focar, mais horas para uma matéria, ou às vezes os melhores horários do dia.

Ao acordar, o melhor horário, já vai estudar essa matéria mais importante e depois organiza como você vai fazer as provas, como vai intercalar, analisar os erros, corrigir isso, preencher essas lacunas e continuar vendo os assuntos que para a reta final que a gente chama de planejamento ABC ou planejamento AB no Sniper reta final. Inclusive se você quiser aprender como fazer isso, você pode entrar no Sniper de Questões e aprender como fazer isso na prática.

Dia A / Dia B

Dito isso, como organizar sua rotina? Como pegar, por exemplo, a sua semana e definir que a segunda é um dia A e o que eu você vai fazer nesse dia A? A terça é um dia B, e a quarta pode ser um dia A de novo, ou pode ser um dia C, que você vai fazer outra coisa conforme a necessidade.

Entender como se fosse uma engenharia da aprovação, entender o que fazer em cada dia. E isso o Sniper pode te ajudar, entrando nas lives comigo e com as monitoras, tirar todas as suas dúvidas, receber uma ajuda mais completa ao longo da preparção.

Então muito obrigada por acompanhar, muito obrigada por estar aqui e assim eu tô muito feliz de voltar a gravar, foram meses meses sem gravar. Eu até me perguntei “será que eu vou conseguir feliz de voltar a gravar?” foram meses e meses e meses sem gravar; cheguei até me perguntei também se eu iria conseguir falar de novo para a câmera, me expressar, conseguir escrever.

É isso, muito obrigada, muito obrigada mesmo por assistir e acompanhar. Continuem atrás dos seus sonhos, onde precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê no próximo post. Tchau!