Ícone do site resumov

COMO FAZER VISUALIZAÇÃO NOS ESTUDOS


Hoje a gente vai falar como fazer visualização nos estudos.

conheça o 1pause.

Visualização em testes

Para isso, para te convencer, eu vou falar sobre uma pesquisa. A pesquisa separou um grupo em dois. Uma metade tinha que visualizar levantar peso, fazer agachamento, ir para academia. A outra tinha que realmente ir.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Depois do período de estudo, eles foram ver o aumento de massa muscular e esse grupo que visualizou aumentou em 13,5%, enquanto o outro que realmente foi para a academia, aumentou em 30%. Aí você pensa:

Poxa, mas 13,5% é tão pouco.

Sim, de fato, mas foi só visualizando. Isso foi para mostrar que a visualização traz efeitos no corpo, efeitos psicológicos. Quando eles foram analisar o cérebro das pessoas que estavam visualizando e das que estavam fazendo exercícios, não tinha tanta diferença.

Logo, essas práticas mentais são quase tão eficazes quanto fazer as físicas mesmo. Sendo que quando você uni os dois, você multiplica os resultados. É muito melhor que fazer somente um deles.

Como funciona a visualização

Agora vamos de como fazer a visualização. A primeira coisa é estar relaxado. Não adianta fazer se você estiver tenso ou uma energia de medo e preocupação, precisa estar em um estado relaxado.

Você pode sentar no chão, em um edredom ou em um tapete de yoga, senta com a coluna ereta e faz a visualização. A postura é importante, sempre coluna ereta.Não faça na cama, pois você pode até dormir.

Precisa ter raciocínio, criar imagens, sensações, uma nova realidade. A ideia é justamente que isso não seja uma realidade imaginada, você precisa sentir como se estivesse acontecendo mesmo, para sentir os efeitos fisiológicos, como se estive levantando o peso.

Então, a visualização pode ser para a prova, sentir pegar o papel, pegar a caneta e fazer. Essa é a ideia da visualização, é o que fazemos no 1pause, aliada à respiração profunda e relaxamento progressivo.

Você pode usar isso quando estiver com dificuldade em uma matéria. Você visualiza estudando de uma forma menos tensa, respondendo os exercícios.

Você visualiza no futuro também, pode imaginar você trabalhando depois da faculdade, vendo sua rotina, você acordando, indo pro trabalho, isso vai te dar energia, você pode fazer entre as disciplinas do seu dia a dia.

Eu, por exemplo, me imaginava indo para o  ITA, pelo meio fio da calçada, indo do alojamento para o ITA. Depois eu vi que foi exatamente como eu imaginei, foi incrível!

Portanto, tente imaginar a prova, como vai ser chegando na faculdade, passando, conhecendo outras pessoas, participando dos trotes, dá para ir longe.

Sinta o que você está visualizando

Sempre lembre de sentir, sinta que isso está acontecendo, que está vivendo isso. Por exemplo, na matrícula da faculdade, perceba a energia, não é só para imaginar simplesmente, pense nos detalhes, os veteranos estão te recebendo bem? Não é só uma imaginação genérica, pense na música, todo mundo sorrindo, pense na energia do ambiente.

Contudo, vá com calma. Na primeira vez é difícil pensar em tudo isso, criar esse filme já todo completo, vá com calma, isso melhora com o tempo. O mais importante é sentir, perceber a sensação ao pegar a prova, ao andar pela faculdade. É um negócio que vamos melhorando com o tempo, não se pressione.

Para os estudos, o que acontece é que quando você visualiza, você percebe que não está tão longe, é uma coisa que você consegue vê.

É muito importante nessa reta final você pensar como você vai se portar no dia da prova, como você vai respirar, todo os detalhes, isso vai te dar um poder maravilhoso para o dia da prova.

Essa foi a ideia do vídeo de hoje, continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. A gente se vê, tchau.