Ícone do site resumov

Como fazer um cronograma/ plano de estudos fácil de cumprir


Sabe quando você quer chegar em algum lugar e se pergunta: Pra onde eu vou?Na prática, pros estudos, isso vai ser o plano de estudos, e ele pode ser uma das coisas mais importantes na sua preparação, porque ele vai te dar essa direção, ele vai te dar o caminho, mas o problema é que você pode fazer o plano mais perfeito do mundo, mais completo, mais cheio de detalhes e não seguir ou segue por uma semana e esquece.

Então, hoje em vez de falar como montar o plano de estudos, vou falar o que é preciso pra cumprir.

Mudar de identidade

Vamos logo começar pela dica: o que você vai fazer pra conseguir seguir o seu plano de estudos?

A primeira coisa pra fazer um plano de estudos dar certo é você mudar sua identidade.

Pra você conseguir seguir o plano de estudos, você tem que ver que você segue, logo, vai ser ao contrário, tem que primeiro seguir um plano de estudos simples, pra depois acreditar que consegue e se tornar essa pessoa que já tem essa nova identidade de quem cumpre plano.

É como um atleta, ele vai mesmo no frio treinar, enquanto todo mundo tá assistindo televisão, tomando chocolate quente, ele tá indo pra academia treinar e é essa a ideia aqui, você tem que ter essa resiliência.

E como que vai dar certo isso?

Você vendo que consegue, que você cumpre, que você se torna mesmo esse atleta dos estudos, esse Sniper de Questões.

Primeiro passo: montar um plano de estudos simples

Então, na prática, vai ter que ver o seu progresso com o plano de estudo, vai fazer um plano bem simples e quanto mais próximo melhor, logo, um plano diário, um plano semanal, plano mais simples e seguir.

Conforme você vai seguindo, vai vendo: “nossa, olha, eu consigo mesmo, eu consigo seguir esse plano”; isso vai te dar um gás e você vai perceber: “Se eu consigo fazer isso, eu consigo fazer planos mais complexos”. Então, em vez de começar com aqueles planos enormes (anuais ou semestrais), você começa do diário, você senta e planeja sua semana.

Segunda farei isso… terça isso… quarta isso… Começa com esse plano simples.

Nessas metas que você colocar, não coloque nada muito absurdo, não coloque nem muito pouco, que você que não fez nada, nem muito. Então, coloque no meio termo, mas que não seja nem muito difícil nem muito fácil, pegue uma coisa razoável, uma coisa mediana pra você colocar em cada dia da semana.

Pra que isso?

Porque ao fazer isso, você vai se acostumar a seguir, logo, a primeira coisa vai ser: seguir um plano de estudos simples, plano de uma até duas semanas. Quando você fizer por duas semanas, você pensa em fazer um mais complexo, mais cheio de semanas, colocando mais meses, porque o mais importante é cumprir  e você já tá conseguindo.

Então, uma dica, por exemplo, é sentar no domingo à tarde, que é o momento que a gente não consegue estudar muito, e pensar:

O que eu vou fazer essa semana, o que é importante?

Logo, você separa de segunda/terça até sexta ou sábado e coloca uma coisinha pra cada dia desses, não precisa ser completo ainda, não precisa ser pra todas as matérias, você pode começar, talvez, pela matéria mais difícil. Então, por exemplo, se for matemática, você coloca alguma coisa de matemática e uma redação.

Coloque poucas coisas, pra você conseguir seguir e surgir esse efeito de que uma coisa ajuda a outra, você vai ver que vai ser como uma bola de neve que começa pequeninho, vai pegando embalo e fica enorme.

Isso que vai ser o seu planejamento, aumentando pra metas mais audaciosas, que quando você perceber, já terminou o curso online inteiro, 10 anos de prova, e você é essa pessoa que segue mesmo o que você coloca no papel, porque se eu te perguntar hoje:

Quando você escreve o seu plano de estudos o que você tá pensando? Você está já pensando inconscientemente: “ah, eu estou escrevendo aqui, mas não vou seguir”? É isso que a gente quer mudar.

Segundo passo: Checar o plano diariamente

Agora, eu quero que você sente e vá escrever seu plano de estudos, mas pensando:

Estou fazendo esse plano de estudos aqui pra uma semana e em uma semana eu vou dar o gás pra seguir!

Porque isso vai se tornar um hábito, vai ser como escovar os dentes ou tomar banho, é essa a ideia.

Então, vamos combinar, quando você sentar na sua mesa, você vai abrir o seu plano de estudos e vai ver o que tem pra fazer.

Dessa maneira, foi o que a gente combinou, o primeiro passo foi um plano bem simples, o seu plano semanal; e o segundo passo vai ser ver o seu plano toda vez que você sentar pra estudar. Logo, fica assim dois hábitos interligados, vai ser mais fácil de cumprir juntando um hábito com o outro.

Então, agora vamos criar essa ideia e sentar pra estudar com o plano de estudos, você já vê logo o que tem pra fazer.

Sobre essas metas pequenas, quero que você pense uma coisa: a gente acha normalmente que pra fazer coisas muito boas como passar em medicina em uma faculdade top ou passar no ITA, você tem que tem que ter um estudo absurdo, só que você:

Ah, hoje eu não consigo estudar assim, e agora? Como que eu chego nesse nível de estudo, se hoje eu mal consigo estudar uma hora e já quero olhar o Facebook?

Essa é uma pergunta muito boa, porque ninguém começa conseguindo estudar muito como um atleta dos estudos. Mesmo depois das duas semanas, não coloque metas muitos grandes logo de cara, vá com a ideia de melhorar um pouco todo dia.

Quando você melhora 1% todo dia, se você pegar 20 dos 30 dias do mês, vai dar tantos por centos de melhora; e no ano também, você nem precisa melhorar todos os dias, só uns 200, vai ver que já vai ser outra pessoa. Isso tira aquela pressão de um dia pro outro ter que estudar 10 horas por dia, quando você tava só na Netflix.

É outro efeito também, quando você coloca essa pressão muito grande de um dia pro outro ter que estudar muito, ter que mudar da àgua pro vinho, acaba que você se estressa demais e não consegue estudar, e ainda se sente mal, se sente culpado.

Logo, cada vez mais que você se sente culpado, menos você vai estudar e mais vai alimentar esse ciclo de não dar certo.

Conforme você for pegando confiança, você coloca metas de outro planeta: passar na prova da NASA! Coloca o que você quiser, mas no começo vá bem devagar, vá um passo atrás do outro, porque é assim que você vai se tornar essa pessoa que cumpre, e isso é mais importante que o plano de estudos, é ser alguém que cumpre.

Como eu falei, você vai por no seu RG: cumpridor de plano de estudos; é isso o que você vai virar nesse vídeo.

Então, eu falei das metas semanais que vocês vão fazer em um domingo à tarde, definindo o de cada semana.

De manhã, quando vocês forem estudar, antes de estudar você vai olhar o seu plano de estudo que a gente combinou, você vai ver as metas daquele dia, que são as metas diárias, e isso nas duas primeiras semanas vai ser bem de leve, mas depois você já vai pondo mais metas, já vai incluindo aos poucos, mas esse processo precisa ser gradual, uma ou duas matérias e vai adicionando um pouco a cada semana, pra não ser um choque de novo

Dessa forma, de tarde, depois que você estudar, você vê o que não estudou (o que faltou) e pode deixar pro dia ou pra semana seguinte, você anota; ou então coisa que você antecipou, que você viu de outro dia.

Assim, pra mim sempre foi muito difícil fazer planos de estudos, porque essa organização detalhada é muito difícil, então o que sempre deu certo foram metas semanais.

Quando eu ia chagar em um dia, eu ia ver o que eu tinha pra fazer nessa semana e escolhia. Eu achava um pouco difícil definir de cada dia, porque às vezes eu trocava, às vezes eu fazia antes, e o estudo pode ser fluido, não precisa ser esse negócio rígido que o que você colocou na segunda tem que ser na segunda.

Vá com uma ideia mais flexível, o plano de estudo está aí pra te ajudar e ele é uma direção, não quer dizer que você tem que ir exatamente por aquele caminho, às vezes está com um pouco de trânsito e você recalcula por onde vai ser a sua rota pra chegar no seu objetivo.

Depois que você fizer esse plano diário e semanal, comece a pensar em fazer planos mais longos, mas nunca passe dos 6 meses, o ideal é pensar em 3 meses pra frente, porque é um tempo que dá pra medir, é um tempo que consegue ver, porque daqui 6 meses é muito tempo, você se perde no que você vai colocar no seu plano de estudos.

Então pense sempre daqui 3 meses no máximo, sendo que o mais importante são os planos mais curtos, a semana e o mês seguinte, porque é onde você tem mais controle, você não sabe direito o que vai tá fazendo daqui a 2 meses, já amanhã você sabe.

Quando mais longo, menos detalhes você coloca. Então, por exemplo, quanto mais longo, você pode colocar meia apostila ou tais assuntos, não coloque como: “na segunda, daqui 3 meses, eu vou estudar isso”; não faz sentido.

Então, a ideia desse vídeo foi mostrar como seguir um plano, eu mostrei também como fazer um plano de estudos bem simples, que vai ser o semanal e o diário, a ideia é que você use isso pra fazer o seu plano e colocar na sua identidade que você é um cumpridor de plano de estudos e ir seguindo.

O mais importante pra mim foi o semanal, o semanal é tudo de bom, assim como o mensal também, mas você pode fazer o que for melhor pra você.

A ideia é fazer um plano simples de seguir, que você olhe e depois de estudar, e você ajuste algumas coisas, que seja um processo que você goste também, que pode ser muito legal planejar, planejar com estratégia, com provas antigas, com o mais importante pra fazer, não só assistir “trocentas” videoaulas ou ler coisas na apostila.

Por hoje é isso. Eu espero que vocês tenham gostado do vídeo, vou pedir pra você deixar um comentário, me contar como tá sendo esse processo de estudo. Vocês veem que eu tento responder todos os comentários, então me conta aí como tá sendo seu plano de estudos, me ajuda a crescer o canal compartilhando com algum amigo, que eu vou ficar muito feliz.

Então é isso e até a próxima semana, quarta feira.