Ícone do site resumov

Como fazer Caderno de Erros no Notion + Template ✨


Você já sabe, os erros em questões são como espíritos que voltam do além pra te atormentar. Então é preciso salvar, voltar e refazer essas questões várias vezes. Imagina se tivesse um jeito fácil de organizar essas questões? E melhor: ter na semana da prova tudo o que errou nessa banca para você não repetir esse erro e de uma forma fácil. É isso que a gente vai fazer hoje, com um template do Notion de caderno de erros.

Esse aqui é o template. Você pode ver que tem várias matérias, tem links úteis aqui embaixo. Então, a ideia vai ser você fazer a prova antiga ou resolver as questões na apostila, printar a questão e colocar em cada uma dessas páginas. Assim, nos links úteis, você tem o drive com provas anteriores para você clicar e já baixar os sites de correção recomendados, como a gente resolve, o Sniper de Questões pra você se aprofundar em tudo isso.

Caderno de Erros

Voltando para as matérias, como a gente vai colocar essas questões? E aí vão ter três formas:

  1. você pode organizar em questões por assuntos, em questões por provas ou criar flash cards a partir dessas questões. Questões por assunto é assim: Você vai anotar os assuntos dessa matéria, por exemplo, matemática e, em cada assunto, você vai adicionar a questão que você viu.
  2. Mas se você estiver pensando assim: “Ah, eu vou fazer 50 provas, 100 provas. Como que daria pra colocar todos os erros aí?”. Assim, a gente pode colocar também nessas questões por provas. E como que funciona isso? Você pode colocar dentro de um simulado, você copia e cola. Você pode também fazer isso pra simulados, para o Enem, para a Fuvest… Você vai organizando aqui dentro provas que você já teve. Então você tem essa opção de organizar por assunto, como a gente fez aqui em cima ou dentro da prova.
  3. A outra opção é você criar flash cards. Assim, você pode criar a pergunta. Então, “quais são as Relações de Girard?”. E aí você acha o resumo online, printa o resumo e coloca aqui quais são essas relações e, inclusive, coloca onde você achou a questão, por exemplo, essa questão da Unicamp. Então é uma ideia, você tem essas três formas de lidar e isso aqui pra várias matérias.

Priorize as mais importantes

E uma coisa legal de falar, é que você não precisa necessariamente fazer caderno de erros de todas. Você pode fazer das que você erra mais, das mais importantes. Por exemplo, se você fosse escolher uma matéria pra fazer caderno de erros, seria matemática, pensando no Enem. Ou um vestibular em que as biológicas são mais importantes.

Assim, vai do que é o principal para você. Ou você pode, inclusive, pegar essas 3 primeiras aqui, mais química, matemática e naturezas. Logo, você vai em uma prova, acha uma questão ou, na verdade, você errou, digamos a questão e vai pegar essa questão que você tenha errado. E você pode printar, selecionar na tela e colar lá.

E aí uma ideia é colocar a alternativa certa… Então, a resposta junto com a resolução, não junto com a pergunta. Dessa forma, fica organizado dentro da prova, dentro da banca Unicamp, dentro do ano, como também dentro do assunto, que no caso é geografia e física, etc. Ou se você quiser colocar sub assuntos, você também pode.

Flashcards

Inclusive, é assim que a gente pode partir pra essa terceira parte, que são os flash cards. Então, aqui, por exemplo, em biologia, você pode criar flashcards de um assunto, por exemplo, genética. É bem legal ter várias coisas juntas no mesmo caderno de erros, até questões de diferentes assuntos. Às vezes você não precisa colocar a questão inteira, você pode colocar essa informação, principalmente se for fácil de montar esse flashcard.

Então, esse é basicamente o caderno de erros. Você pode também fazer no Drive ou fazer no Evernote, ou tentar mesmo fazer no papel. Mas eu, particularmente, acho que essa é uma forma fácil de fazer, uma forma fácil de ver depois.

Portanto, essa é a ideia do template caderno de erros do Notion. Eu espero que você tenha gostado e eu quero ver muitas questões aí… Printa, me marca lá no Instagram que eu vou adorar. Então, muito obrigada por assistir até aqui. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê no próximo post. Tchau.