Ícone do site resumov

Como estudar em domingos e feriados (3 opções)


Hoje eu vou falar sobre como criar um dia de estudos tranquilo e que dê muita energia, porque às vezes eu sinto que a gente precisa disso; não dá só para ficar estudando o dia inteiro no mesmo lugar, na mesma posição… É preciso sair, é preciso ter essa energia, sair de casa e ter contato com a natureza! É isso que a gente vai falar hoje.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Vamos pensar em passar um dia de estudos, no feriado, ou no sábado, ou no domingo; estudando menos horas mas com um estudo ativo, um estudo útil; e em um lugar na natureza, porque se você for ver os artigos que mostram o poder da natureza, os benefícios fisiológicos você vai ver que são vários!

 Primeiro: diminui efeitos fisiológicos do estresse como frequência cardíaca e tensão muscular.

O acesso ao exterior faz com que você se sinta energizado, existem respostas fisiológicas positivas que envolvem sentimentos de prazer, atenção ou interesse. 

Estar na natureza ajuda a limpar a cabeça, diminui a atividade cerebral e te faz ficar mais relaxado e também ajuda a recuperar a fadiga mental e dar aquela criatividade que é necessária.

 Então chega de benefício, qual que é a ideia?! A ideia vai ser você sair da sua casa e estudar em um parque, no meio da natureza, em uma praça… Algum lugar que tenha árvores, essa vai ser a ideia! 

Então não é estudar no shopping, vai ser estudar em um jardim, em alguma coisa que tenha vegetação, que tenha verde; isso vai ser muito bom.

E isso vai te dar todos esses benefícios, então você vai acabar estudando mais energizado, e quando você voltar para casa, depois desse dia de estudos, você vai estar se sentindo muito melhor! Essa é a ideia.

 E aí eu falo isso, mas eu lembro que eu morava em Macapá, que era muito quente.

Então o que você pode fazer se for muito quente? Você pode ir no fim da tarde. Em vez de ir pela manhã, você vai estudar 5, 6 da tarde e fica nesse lugar, na sombra; leva uma água gelada que vai dar tudo certo!

 E aí eu pensei em três opções de estudo. A primeira opção vai ser você pegar matérias que você gosta!

Por exemplo, digamos que você gosta de exatas, aí você pega química, leva só um livro de química ou uma prova de química, pra fazer nesse lugar, pra não ser muito complexo. Não precisa fazer uma prova inteira, não precisa ser um estudo difícil; a ideia é que seja um estudo tranquilo.

Você leva uma prova resolvida, por exemplo, ou uma lista de um assunto específico lá do grupo de exatas; e você faz só isso. Você senta lá no banco, ou então na grama, e fica resolvendo essas questões de química.

E a ideia é você pausar, então você pausa, olha pra árvore, depois você volta para o seu livro, olha para as pessoas andando; e fica nesse vai e vem, e a ideia vai ser ter um estudo menos estressante.

 E aí em geral se você, por exemplo, estudava duas horas e meia, deixa pra estudar só uma hora e meia, e uma hora você fica olhando a paisagem, você come um lanche, você pode até chamar um amigo para ir junto com você e vocês fazerem essa loucura de estudar um pouquinho no meio do parque.

Outra opção, se você não quiser levar material, vai ser escutar podcast ou vídeo aulas, então por exemplo, tem o podcast do História online, lá ele fala resumos de vários assuntos de história ou então aulas mesmo de história, ou aulas em cursos online mesmo.

 Por exemplo, se você gosta de biologia você pode ver aulas do Jubilut, do Biologia Total, que dá para baixar no seu celular e ver sem internet, então essa é uma ideia.

E aí para escolher os assuntos, não precisa escolher assuntos novos, de repente escolhe assuntos para revisar, para ser mais light e menos estressante mentalmente.

 A terceira opção de estudo vai ser não estudar, vai ser só ficar no parque olhando a paisagem, talvez escrevendo alguma coisa que venha na sua cabeça ou só observando, comendo lá, conversando…

essa também é uma boa ideia, porque às vezes a gente não tem que pensar só no momento presente, estudar o máximo possível hoje, às vezes a gente tem que pensar na energia para estudar melhor amanhã!  

Então esse é muito o caso de domingo. Claro que dá para estudar o domingo inteiro, mas se você pensar na semana inteira que vem pela frente, talvez seja melhor ter algumas horas para si mesmo, para fazer algo que você gosta e deixar para estudar no dia seguinte, com mais energia, com mais disposição! 

E se você até pensar o contrário de depressão, o contrário de depressão não é felicidade, não é alegria; é vitalidade, é energia!

E é isso que você quer, é energia no dia seguinte para poder fazer essas coisas, para você estudar, para você seguir o seu cronograma, cumprir suas metas.

 Então essa terceira opção vai ser não estudar, vai ser só ficar nesse parque, pra no dia seguinte você estudar!

E pensa comigo se você não percebe esse aumento de energia quando você tá num lugar cheio de árvores, ou em uma paisagem muito bonita; se você puder ir para algum lugar assim, se tiver algo perto da sua cidade, com essa vida, com esse nível de energia, vá! Eu tenho certeza que o estudo nos dias seguintes vai ser muito bom.

Essa é a ideia do vídeo de hoje, dar uma ideia de como estudar ou não estudar em um lugar que te dá energia, um lugar que te dá essa vitalidade para melhorar o seu nível de energia para nos dias seguintes você conseguir estudar mais.

Isso é uma coisa que eu gostava muito de fazer! Quando eu morava em Belém e eu estudava pro ITA, eu adorava ir pra Salinas, quando eu podia ir era muito bom! Eu estudava na beira da praia e isso era muito bom. 

E eu espero que você consiga fazer algo assim e me conta nos comentários, será que você vai conseguir estudar no meio da natureza? Então é isso, continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! Nos vemos no próximo vídeo, tchau!