Ícone do site resumov

COMO ESTUDAR 4 MESES ANTES DO ENEM (estude o que CAI MAIS)


Olá! Hoje a gente vai falar sobre como estudar 4 a 5 meses antes do ENEM. As pessoas estudam para o Enem com teoria para sempre, listas enormes e muitas aulas; com a sensação de que não anda, você fica toda hora com a sensação que não vai dar tempo, que falta muita coisa, que a prova tá chegando e você não viu toda a matéria. A outra opção vai ser começar a fazer as provas sem ter visto a teoria e logo depois de fazer isso você se dá conta que não é uma boa ideia, porque você vai acabar decorando resoluções. Então você tem esses dois extremos e o que fazer, o quê que é o melhor para fazer 4 a 5 meses antes da prova do ENEM? Isso que a gente vai falar nesse vídeo, então roda a vinheta!

Então passou aquela empolgação do começo do ano em que você tinha tanto tempo para estudar, e agora você tá vendo que a prova tá chegando, e a ideia vai ser ver os assuntos que mais caem.

Se você for analisar o Enem ou provas de vestibulares mesmo, como a FUVEST, você vai ver que tem uma ordem de assuntos mais importantes, e é essa lista que você tem que estudar, essa prioridade que você tem que dar a esses assuntos.

Então, por exemplo, se você pegar a prova da FUVEST você pode comparar polinômios com geometria plana, então se você pegar uma média de seis anos você vai ver que geometria plana, em média, é 15,2% da prova na primeira fase; polinômios vai ser 3%; e o quê que isso quer dizer?

Que todo ano vai cair, por exemplo, duas questões de geometria plana e vai cair uma questão de polinômios a cada quatro anos; então por quê que você vai dar a mesma importância para polinômios que você daria pra geometria plana.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

É aí que tá tão errado como eles mostram no cursinho porque no cursinho você tem que fazer a lista e não dão uma ordem de prioridade; então essa é toda mágica da análise de incidência, e se você quiser ver como isso é feito para o Enem entre no treinamento gratuito com o link aí embaixo na descrição.

E aí é claro que o ideal seria estudar tudo, o ideal seria ver todos os assuntos, fazer todos os exercícios, dormir 4 horas por noite e ia ficar tudo bem; mas o mundo ideal não existe, então a gente tem que ter um tempo para não estudar, um tempo para fazer outras coisas, para relaxar….

E é por isso que a gente precisa fazer essa priorização dos assuntos, e é claro que eu também não tô falando para não ver esses assuntos, então você primeiro vê esses mais importantes, que tem maior prioridade, e depois você vê os outros!

Não é para não ver os assuntos menos importante, o ideal é ver todos mesmo, mas veja primeiro veja esses que são assim, os mais importantes, os que vão te garantir mais questões na prova.

E aí mesmo para dar um exemplo, para matemática do Ita, por exemplo, que todas os assuntos são super importante, mas eu acabei não estudando combinatória e geometria plana, e mesmo assim deu pra passar, porque a ideia é que os assuntos que você viu, que você sabe muito bem, você realmente consiga resolver questões muito bem!

Então que você pegue esses assuntos mais importantes, treine bastante para você chegar na prova e conseguir resolver essas questões, porque não adianta nada ver 8 assuntos mas não saber resolver questões de prova, é melhor ver cinco assuntos e saber resolver as questões muito bem do que ver 8 e não saber!

E além disso, se você pegar os 5 mais importantes, já vai ser 90% da sua prova.

Já depois que eu fiz isso pro ITA e eu fui estudar para Fuvest, eu vi que eu teria que estudar geometria plana, porque era simplesmente a matéria mais importante de matemática, e aí eu comecei a estudar direito, estudei as questões da FUVEST e acabou que deu certo, então até passei a gostar de geometria plana.

Então é bom você se preparar para prova que você vai fazer, então vê realmente o que cai nessa prova, quais são os assuntos mais importantes e priorizar mesmo seu estudo, porque não é legal também você ficar se sentindo mal só vendo que precisa fazer, tanta coisa para fazer e você não dá conta, porque não é possível, às vezes.

Então faça isso, passa um tempo vendo esses assuntos mais importantes, e se você quiser ver dentro do Sniper de questões, eu te convido a entrar, porque lá a gente faz todas as análises das principais provas do Brasil! A gente está sempre adicionando novas análises.

Portanto, vamos combinar uma coisa, o primeiro passo vai ser você acertar, você treinar muito bem essas questões de maior prioridade.

Então essas questões dos assuntos que mais caem, esse é o passo 1 desse vídeo de hoje!

Então aproveita para entrar no treinamento gratuito do Enem e descobrir quais são os assuntos que caem mais no ENEM, os assuntos mais fáceis e mais importante pelo TRI, e os assuntos que caem menos e também os mais difíceis, que vão ser os menos importantes pelo TRI, entrando no treinamento gratuito.

O segundo passo pra estudar bem pro ENEM, faltando 4 meses, e principalmente se você tá começando agora ou se você começou faz pouco tempo, é ter métodos de estudo.

Então, por exemplo, adianta muito pouco você estudar fazendo resumos, você ver aula de manhã e à tarde ficar fazendo resumos, é a pior maneira, talvez só não perde para reler a matéria que também é horrível.

Você tem que ter métodos bons de estudo, porque senão vai ser como se você não tivesse estudando e é exatamente isso!

Tem até estudos que mostram que, por exemplo, você pode ter dois tipos de estudo: reler a matéria ou fazer exercícios, e quem faz exercícios tem um desempenho 50% melhor do que quem só faz reler a matéria.

Logo, tem métodos que fazem muita diferença e é muito importante você descobrir esses métodos.

E outra coisa também é a memorização, então para você aprender um assunto novo você vai ter três etapas: a primeira é a codificação, que é quando você cria as memórias.

Então se você pensar numa caixa, a codificação vai ser colocar as memórias dentro da caixa.

Já o armazenamento vai ser manter as memórias dentro da caixa, aí você pode levar essa caixa para onde quiser.

Já o terceiro passo vai ser abrir a caixa, se lembrar dessas memórias.

Vão ter técnicas de estudo que ajudam em cada uma das etapas da memorização; vou te dar um exemplo bom, digamos que tem uma música que você gosta muito e você sabe ela todinha, mas você não consegue começar, o quê que é isso?!

Deu branco na hora de começar a música mesmo que você saiba! Então você tem conhecimento mas você não consegue acessar, isso é uma falha de recordação, é uma falha de acessar a memória do seu cérebro. e existem técnicas de estudo para melhorar justamente essa etapa da memorização, que você encontra nos métodos bons de estudo, nas técnicas de estudo.

Já o terceiro passo vai ser você fazer as provas antigas.

Isso você tá cansado de saber porque em todo vídeo eu falo disso, e inclusive fiz um vídeo sobre como começar a fazer provas antigas, e lá você vai ver que pode começar bem simples.

E a ideia vai ser você organizar essas resoluções, organizar essas provas nos próximos quatro ou cinco meses, nem que você comece só com algumas matérias e depois vai adicionando outras matérias, porque tem que fazer dez anos de prova, por exemplo.

E aí como eu falei nesse outro vídeo de como eu não passei na UNESP, você tem que refazer as questões que você errar, então é assim super importante, não adianta só fazer a prova e esquecer!

Tem que fazer a prova, pegar essas questões que você errou, destrinchar, abrir, fazer muito bem, explicar para alguém…

Enfim, realmente aprender o que você errar, é isso que vai fazer o seu desempenho sair de 60 questões sempre, para 70, para 80 questões! Vai ser aprender o que você errar. Então faça um cronograma de provas, divida certinho as provas pelos meses, que vai dar tudo certo!

O passo 4 vai ser fazer redação.

Então para todas as provas, eu acho que não tem nenhuma prova que não caia redação.

Para o Enem vai ser duplamente importante, então vai ser importante tanto pela prova de redação que quem passa nos cursos mais concorridos tem que tirar mais de 900, como também pra dar tempo de fazer as outras questões das outras provas.

Logo, por exemplo, você quer fazer redação em uma hora e meia, uma redação boa, tirar mais de 900, e ao mesmo tempo ter tempo de fazer as outras questões sem a pressão de ainda ter que fazer a redação; porque senão outra coisa que pode acontecer é você chegar na prova e passar três horas para fazer uma redação, e além de ficar uma redação ruim ainda atrapalhar o seu desempenho em português e humanas, então a gente não quer isso!

Por isso faça as redações, e é uma coisa que dói, principalmente no começo, porque é uma coisa completamente fora da zona de conforto, você escrever e se você não tá acostumado, então começa logo a escrever.

Dois sites que eu recomendo são Projeto Redação e Imaginie e você pode entrar lá e usar o cupom Resumov.

Então para fazer um resumo de tudo, a primeira coisa foi usar a análise de incidência.

Descubra quais são os assuntos mais importantes e aí se você pensar às vezes 5 assuntos são, tipo, 80% da prova, é um negócio assim de outro planeta mesmo, é muito bom e faça isso!

A segunda parte foi usar os métodos de estudos corretos.

Não perder tempo com método que não funciona como reler ou fazer resumo da matéria, não faça isso!

E o terceiro ponto foi fazer provas antigas.

Criar um cronograma de provas, refazer as questões que você errar e realmente se familiarizar com a prova com as questões, entender o que o examinador adora cobrar, para você chegar na prova amigo dele, sabendo o que que ele quer, colocando a resposta que ele quer!

E o quarto ponto é fazer redações.

Tanto para sua nota de redação, quanto para você ter tempo de fazer as questões de português e humanas.

Então essa foi a ideia do vídeo de hoje, como estudar até 3 meses antes da prova do ENEM, e eu espero que tenha te ajudado! E se você gostou deixe um comentário aí para mim, me conta quais dessas dicas você já tá seguindo, ou quais vai passar a seguir, e eu espero que seja muito útil para você.

E é isso, deixa uma curtida e continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! Tchau!