Ícone do site resumov

Como ele passou em Medicina na UFRJ – de 131 para 157 questões em 1 ano | Rodrigo Veras


Muita gente me conta número de acertos e pergunta, será que consigo aumentar em um ano? Fiz 110, 120, 130 estou em um platô, como aumentar? Hoje o Rodrigo conta como aumentou de 131 para 157 questões no ENEM em 1 ano. Entender como fazer isso é muito importante, porque aumentar de 100 para 130 é uma coisa, já aumentar de 130 para 160 é outra completamente diferente. Sua melhor chance de passar vem de aumentar a quantidade de acertos em casa e depois na prova. No fundo, o foco não é estudar, o foco é aumentar drasticamente a quantidade de acertos. Pra quem quer passar em medicina, você precisa fazer mais de 150 questões, e essa é a ideia de hoje. Ele foi Sniper de Questões, e hoje ele vai contar como ele seguiu o método com uma estratégia fase 3, porque ele já tinha base dos anos anteriores. Se quiser montar a sua estratégia pra fase 3, ou mesmo fases 1 é 2, conheça o Sniper de Questões.

Vamos começar bem leve esta nossa entrevista!!!

Susane – Como foi descobrir que você passou na UFRJ?

Rodrigo – Meio que já estava esperando, quando saiu a nota, me dei bem na redação, fiquei com 980 pontos e vi que minha nota ficou muito acima da nota de corte, mesmo que já esperando o ‘’você está selecionado’’, eu fiquei surpreso. Até agora ainda não caiu a ficha, talvez acredite só quando estiver matriculado.

Susane – Como foram suas notas?

Rodrigo – Linguagens com 688 pontos, Humanas com 729,5 pontos, Ciências da Natureza 774,6, Matemática 935 e Redação 980, a média foi 821,42 e a ponderada 845,68, ou seja, fiquei em 5º lugar.

Susane – No ENEM anterior como foi?

Rodrigo – Em 2019 eu segui bastante o cursinho, eu seguia todas as matérias eu dava a mesma atenção e vi que foi um erro e tentei focar mais em linguagens, mas percebi que não influenciava muito em nossa nota. Em 2020 eu iria fazer tudo diferente.

Susane – Você tentou quantos anos?

Rodrigo – Me formei em 2017 e desde lá estou tentando. Tentei desistir, mas tive forças para continuar, bom que este ano deu tudo certo.

Susane – Como foi em 2020?

Rodrigo: Tentei me desapegar do cursinho, pois queria participar de outros processos seletivos, mas acabei me apegando novamente com o cursinho, juntamente com o Sniper de Questões, foi quando assinei e vi onde estava errando com esta estratégia de estudos e foquei principalmente nas matérias que mais pontuavam no ENEM e foi onde resolvi muitas listas de questões.

Susane – Você acha que ajudou fazer simulados?

Rodrigo – Sim, pois caem questões muito difíceis e vi que foi muito útil.

Susane – Como era sua rotina de estudos?

Rodrigo – Não era nada absurdo, pois consegui manter uma constância muito boa, ou seja, fui seguindo rotina de 07h30min às 12h00min e de 15h00min até 19h00min horas e toda semana era uma semana diferente. Uma dica é fazer seu planejamento semanal, pois você consegue não deixar as matérias acumuladas.

Susane – Como era seu planejamento em geral?

Rodrigo – Eu fazia as matérias do cursinho, mas filtrava algumas matérias que não eram muito importantes, sempre fazia um simulado e meio por semana. Neste ano, em 2020, eu senti que estava mais produtivo e com relação ao cansaço, eu sentia em todos os anos.

Susane – Você imprimia as provas?

Rodrigo – Fazia muito no computador, mas sempre imprimia também. Fazia muito na plataforma do cursinho, pois eles disponibilizam e não era preciso fazer a impressão.

Susane – Você acha que para acertar muitas questões, é preciso ser gênio?

Rodrigo – Acho que não, basta treinar, quanto mais questões, melhor.

Susane – Quando você olha para trás, você poderia me falar quais os erros de preparação?

Rodrigo – Não fazer o que fiz nos anos anteriores, não focar no cursinho. Se você acredita que tem muita base, você precisa fazer mais questões, ou seja, passei de 131 questões para 157 questões.

Susane – No seu dia-a-dia, como era sua preparação?

Rodrigo – Esse ano vi que consegui organizar bem e vi o que estava fazendo de bom, naquilo que estava fazendo sentido para mim. Este foi um ano que fiz tudo diferente dos anos que não passei. Após assinar o SNIPER DE QUESTÕES, eu vi que não seguir o cursinho valeria muito a pena. Eu sempre tive um problema com relação a estudar em casa, pois não saberia se ficaria perdido, mas foi muito bom.

Susane – O que você acha mais útil no estudo?

Rodrigo – Fazer os simulados, pois ele mostra o que você está errando.

Susane – Em matemática, como era sua atenção? Você sabia como era seu processo?

Rodrigo – Em matemática, eu sempre começava por questões de gráficos e tabelas, pois é mais fácil e o T.R.I iria beneficiar todo mundo. Logo que pegava a prova do ENEM, eu sempre ia logo pegar estas questões. Em ciências da natureza, sempre iria por questões de gráficos e tabelas também.

Susane – Quando tinham questões que você não sabia. Você ficava mal?

Rodrigo – Não fica mal, não, pensei que isso fazia parte do processo. Mas esse ENEM foi muito mais tranquilo.

Susane – No primeiro dia do ENEM, você viu o gabarito?

Rodrigo – Mais ou menos, no primeiro dia, eu não quis ver, sendo que minha mãe escondeu a prova e corrigi somente no outro dia. No segundo dia, eu sei que fui bem e logo vi. Na redação, eu fiquei surpreso, pois nos anos anteriores, eu fui bem, mas não tanto como neste ano.

Susane – Quais dicas para quem já tem uma boa base?

Rodrigo – Façam questões, pois é muito mais válido. Uma dica é fazer o planejamento semanal, pois você não sabe como será o planejamento mensal e isso talvez atrase.

Susane – Quais são os seus hobbies?

Rodrigo – Sempre que tinha tempo livre, eu tocava violão e sempre pesquisava algo sobre finanças.

Susane – Você sempre fazia exercício físico?

Rodrigo – Sim, fazia em casa, pois com a pandemia, era muito complicado. Sempre fazia os exercícios depois do almoço.

Susane – Como era sua vida social, você namorava?

Rodrigo – Sim, mas acabei terminando, pois ambos estavam estudando para o vestibular e por conta da pandemia também.

Susane – Sua família sempre apoiou você?

Rodrigo – Sim, sempre, era um apoio bom.

Susane – Qual seu instagram?

Rodrigo – É @rodsveras.

Susane – Foi acha que foi útil fazer o SNIPER DE QUESTÕES?

Rodrigo – Sim, me motivou a mudar meu planejamento de estudos e fazer provas antigas foi fundamental para o meu êxito, sempre assistia as lives, via os alunos perguntando sobre os estudos e aquilo me fez motivar mais a estudar.

Susane – Fico feliz em ver você participando das lives. Sempre aprendemos com as dúvidas dos outros.

Rodrigo – Sim, sempre participei e escutei vários podscats, inclusive da Giovanna Côrte.

Susane – Adorei conversar com você, muitas dicas passadas para outras pessoas. Tenho certeza que vai ajudar os alunos que irão passar por isso. Tudo de bom na faculdade e boa sorte!