Ícone do site resumov

Como continuar estudando por vários anos para o ENEM e vestibulares


Quando a gente começa a estudar tem toda aquela empolgação. Então a gente acha que vai dar tudo certo, tem um super otimismo e tem essa energia do começo, que não sabemos como vai ser e é tudo um mundo novo.

Já quando você está estudando há mais tempo, não tem mais essa empolgação do começo e o futuro onde você quer chegar ainda está longe. Então você está ali, no meio do caminho, e não tem mais toda essa empolgação para continuar.

É como o Colombo saindo em busca das Índias. No começo, é tudo um mundo novo, ele está saindo do porto e está super empolgado. Já no meio dos estudos, é como se ele estivesse no meio do mar! Então ele não está vendo nem o porto de onde ele saiu, nem onde ele quer chegar.

Logo, é essa a sensação que a gente têm às vezes quando estamos estudando há muito tempo. É como ficar no meio do oceano sem nenhum ponto de referência.

A ideia do vídeo de hoje vai ser conversar sobre isso, conversar sobre essa sensação de estar no meio do caminho, o que é necessário, o que você precisa fazer; e algumas sugestões de coisas que podem facilitar a sua jornada.  Então vamos ao vídeo!

A primeira coisa quando você está estudando por muito tempo, é que você quer sempre estudar mais, então você quer estudar mais horas e mais horas, e você esquece que é necessário ter um tempo para se recarregar, ter um tempo pra si mesmo. E é necessário todos os dias e durante a semana, ter algum tempo pra você fazer algo que você gosta muito.

Por exemplo: eu lembro que eu queria estudar umas dez horas por dia e não queria mais fazer nenhuma outra coisa, na verdade eu não conseguia estudar tanto, porque eu não conseguia ter essa vontade, essa energia de estudar, que é algo muito bom e vem de dentro.

Então a gente tem que cultivar essa energia que vem lá de dentro, e qual que vai ser a ideia? Fazer alguma coisa que você gosta, alguma coisa que te lembra do teu propósito, ler alguma coisa, assistir um vídeo, assistir uma série. Portanto, se você quer ser médico, assistir uma série de médico, ou ler aquele livro “Mãos talentosas”; isso vai te manter empolgado no seu objetivo! Ou fazer alguma outra coisa, ler algum outro livro.

Eu lia, por exemplo, “O alquimista” quando eu estava estudando, eu adorava esse livro, então toda hora eu lia, de vez em quando uma passagem. E assistir alguma série muito legal, ter um tempo pra você fazer alguma coisa que você gosta, isso é muito importante!

 E a segunda parte, vai ser ter um autoconhecimento do que tá dando certo, e do que não está dando certo. Então você tá lá no meio do oceano, como Colombo, e você quer saber como chegar mais rápido nas Índias, como você vai saber isso? Então você vai pensar que tá dando certo, o que não tá dando certo, e pensar em corrigir a rota para ir pra onde você quer. Nos estudos, é legal você sentar um dia e perguntar em cada matéria

   O que eu estou fazendo que está dando certo, e o que não está dando certo?

Por exemplo: você pode estar estudando história fazendo resumos, que é um negócio que toma muito tempo e não necessariamente dá um aprendizado muito bom. Então você pode pensar:

Isso aqui tá tomando muito tempo e não é bom, então eu não vou fazer mais resumos. Ao invés de fazer um resumo eu vou fazer um “flashcard” só do supra sumo, só do principal conteúdo dessa matéria, e aí ao invés de fazer um textão, que não vai adiantar nada.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Você só pergunta: o que aconteceu na revolta da sabinada, quem causou a revolta dos farroupilhas? Então você faz esses “flashcards”, bem específicos, que vão ser muito melhores que os resumos e vão te ajudar muito mais a revisar, e vai ser algo muito melhor. Em cada matéria pensa:

O que eu posso fazer que vai ser melhor? 

Isso vai te ajudar a colocar o seu navio na direção certa, e continuar certo, continuar com toda sua energia para ir pras Índias. Outro exemplo, você está estudando na sua casa e sente que não está rendendo tanto, então você vai estudar em uma cafeteria, estudar em um espaço de “coworking”, estudar em algum outro lugar que você consegue se concentrar mais, e até varia o ambiente, então é muito legal a gente variar o ambiente.

Às vezes ficar só no mesmo lugar é uma coisa muito enfadonha, que atrapalha, então vai estudar em outros lugares, que é algo que vai te ajudar. Ou às vezes você tá assistindo muito aula de português, e essa aula não necessariamente vai te fazer interpretar melhor, então é muito melhor fazer as provas.

Pensa pra cada matéria como você pode melhorar, e aí entra o Sniper de Questões , que é um curso que mostra exatamente como fazer isso. E nesse momento todo pensa comigo:

Qual é a coisa que pode fazer mais diferença nos seus estudos? 

Pensa nessa primeira resposta que você teve no seu coraçãozinho! O que você acabou de pensar? Qual a coisa que mais vai  fazer diferença nos seus estudos?

Por que é isso mesmo, essa sua intuição, que sabe. Logo, às vezes a gente sabe o que fazer, às vezes a gente têm noção do que é melhor, mas a gente está meio desequilibrado, ou seguindo dica de tanta gente. Se você for pensar, cada pessoa dá uma dica diferente, e às vezes são conflitantes, um fala pra estudar de um jeito, outro fala de outro, você tem que filtrar. Tudo o que você perceber na internet, até aqui no canal, você não precisa seguir ao “pé da letra”, pense pra sua realidade.

Por exemplo: muita gente tem me perguntado a questão de fazer primeiro provas, para depois ver a teoria. Eu acho que não faz nenhum sentido, porque como você vai fazer questões de cinemática, ou de eletromagnetismo sem saber nada do assunto? Ou questões de logaritmo?

Não faz sentido. Então pense em tudo isso que você escuta, que você vê, e filtre! E sempre com a ideia de “o que vai fazer mais diferença nos meus estudos? Como eu posso melhorar?”

Uma pessoa que passa rápido, é uma pessoa que está toda hora analisando o próprio desempenho! Então você tá estudando, e tá sempre pensando:

Será que eu posso melhorar isso aqui? Eu posso melhorar alguma coisa, posso melhorar meu horário? Como eu posso estudar melhor, não cansar tanto, melhorar o funcionamento do meu cérebro?

Nesse caso, talvez, fazer um exercício físico. Essa é a diferença de amador para um profissional. O amador estuda de qualquer jeito, ele faz as coisas de qualquer jeito. O profissional encara como um negócio sério:

Isso aqui é o meu trabalho, eu vou fazer isso aqui da melhor forma. Se é necessário de alimentar bem, eu vou alimentar bem! Se é necessário não usar as redes sociais, eu não vou usar as redes sociais.

Tem mesmo que ter esse profissionalismo, que é algo que vai ser muito bom até pra você carregar pra faculdade, quando você chegar lá faculdade, o professor vai dizer algo lá na sala, e você não vai deixar pra estudar no dia anterior, você já vai ver aquilo sabendo que um dia você vai aplicar aquilo de alguma forma, e você já vai com esse “mindset” de profissional, de alguém que vai revolucionar a área e tudo mais!

Essa é uma ideia muito legal, então pensa aí, nos seus estudos, como você pode ser mais profissional, como você pode ser mais efetivo, aprender melhor, ou mudar como você estuda. Siga sua intuição! Não é porque uma pessoa falou alguma coisa que isso é verdade.

Então às vezes eu até leio algumas coisas em livros de neurociência, por exemplo, e eu sempre filtro, será que isso funciona? Será que se eu tivesse feito isso eu teria aprendido melhor? E algumas coisas eu testei e na época deu certo, não deu certo, mas sempre tento esse filtro. Nunca acredite em algo só porque a pessoa falou, sempre filtre isso pra sua realidade.

Outra coisa vai ser: manter a sanidade emocional. Esse equilíbrio é super importante, isso que eu quero que você veja nesse vídeo aqui! Que falei mais sobre isso, que é algo super importante, porque a sanidade é o que vai te fazer conseguir continuar estudando por vários meses, ou até por anos.

Quando você pensa que você vai viver por oitenta anos, e uns quarenta anos vão ser exercendo aquela profissão, um ano a mais ou a menos estudando pro vestibular não vai fazer tanta diferença, eu diria até que é irrisório.

Então é legal a gente cultivar, ter um tempo para cultivar essa sanidade, pra chegar lá na prova bem, porque não é só o conhecimento que importa, importa você estar bem! quando você cultiva esse equilíbrio durante os estudos e durante a sua vida, vai ser muito mais fácil chegar na prova e mostrar o que você aprendeu, ou raciocinar uma coisa diferente.

Outra coisa que é legal quando você está estudando, é encontrar tempo todo dia, ou pelo menos algumas vezes por semana, para se conectar com o que você quer fazer, com seu objetivo, com onde você quer chegar! Isso é uma coisa que vai te dar uma energia, você pode pensar lá na frente onde você quer chegar, tem até esse vídeo aqui sobre a motivação, que é bem interessante de você pensar nisso.

Portanto, visualizar onde você quer chegar, essa energia dessa sensação, ela vai te tranquilizar, de que você está estudando, de que você tá fazendo isso, que às vezes você não quer, por um propósito bom! Então se conecte com o que faz você estudar, com o que faz você buscar a profissão que você quer, com essa vontade maior; porque essa energia que vem do propósito é muito forte, é algo que vai te dar uma vontade que ultrapassa muitos obstáculos, é algo legal que eu recomendo muito.

Então é isso!

Hoje a gente falou várias coisas e a ideia que eu quero que fique com vocês é: encontrar um tempo pra si durante esse momento no meio do oceano, e também analisar o que tá dando certo, o que tá dando errado em cada matéria e na forma como você estuda, sempre com aquele filtro ligado, aquele filtro pensando: será que isso vale pra mim? Será que isso se adéqua no que eu estou estudando?

Porque você não pode seguir vários mestres, você tem que escolher algo que faça mais sentido pra você, que se alinhe com como você estuda melhor, com como você aprende!

Eu espero que vocês tenham gostado do vídeo, e agora vou pedir aqueles três favores que vão ser:

  1. Curtir o vídeo, comentar aí embaixo o que você achou e você sabe que deixar um ponto  já é super suficiente pra me ajudar muito.
  2. O Youtube gosta de vídeos que tem muitos comentários, então se você gostou desse vídeo, vou pedir pra você deixar um comentário, nem que seja um ponto! Realmente um ponto e postar.
  3. E também compartilhar com algum amigo, se você acha que seu amigo vai gostar também,é algo que também me ajuda muito a manter o canal levando conteúdo pra você! 

   Muito obrigada por assistir! Continue indo atrás dos seus sonhos e até o próximo vídeo!