Ícone do site resumov

COMO COMEÇAR a fazer as provas anteriores do ENEM e vestibulares


Hoje eu vou fazer um vídeo respondendo uma pergunta super comum, que pode ser a sua também, é a pergunta do Bruno Vasconcelos, que é a seguinte: comecei a estudar sério esse ano e estou adquirindo uma boa base com teorias e exercícios, mas sei que é necessário fazer provas antigas e minha dúvida é quando começar a fazer provas antigas? Pois existe um medo meu que é começar a fazer provas antigas muito cedo e me deparar com assuntos que nunca vi e isso me desanimar. O que fazer? obrigado. Então vamos responder essa pergunta e aproveita para curtir e se inscrever e roda a vinheta!

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Essa é uma pergunta muito boa e pode ser a diferença entre passar ou não! A verdade é que você já deve começar as provas antigas agora, mas não de todas as matérias.

Vamos pensar em começar pelas provas de português, porque se você for olhar as questões de português você vai ver que a maioria é interpretação de texto, e interpretação de texto não tem muita teoria, então é treino totalmente.

A ideia vai ser pegar provas de português e começar a fazer logo, e aí quando você errar a interpretação, aprenda como fazer, veja qual foi o seu erro e o que você deveria ter feito para acertar; de acordo com a questão de gramática você pode voltar na teoria da gramática antes, você pode ver um resumo rápido e fazer a questão e assim você já vai ficando super bem preparado para português, você não espera o segundo semestre, não espera um mês antes da prova para ficar bem.

Você pode fazer a mesma coisa de português para inglês, e a ideia vai ser separar essas palavras que você não sabe, o vocabulário novo… E criar flashcards sobre isso, então você pega uma prova e tá cheia de palavras que você não sabe, anota essas palavras, guarda em algum lugar ou cria flashcards no anki.

Já nas outras matérias vamos começar de uma forma mais leve! A ideia vai ser começar com simulados, você vai criar simulados dos assuntos que você já viu.

Então digamos que você assina a plataforma do Ferreto, que é sensacional, e lá você pode criar uma lista de exercícios dos assuntos que você já viu com questões de prova do ENEM, ou seja, vai ser um simulado.

Você pode pegar, por exemplo, 5 questões de matemática básica, 5 de geometria plana, cinco de conjuntos e cinco de trigonometria; e fazer esse simulado de 20 questões de matemática!

A ideia vai ser você fazer toda semana um simulado desses; e pensa só, são das matérias que você já estudou então isso vai servir como revisão e aprofundamento e assim você vai chegar na prova muito bem preparado, porque você não tá deixando para revisar um mês antes, nem se aprofundar um mês antes, você já tá se preparando hoje, e essa é a diferença!

Então se você pensar é melhor saber quatro assuntos muito bem, do que saber oito mas não conseguir resolver na prova, o que é muito comum, então a gente estuda um assunto, mas a gente não lembra como resolver, ou chega lá na prova e não tá tão “fresco” na memória, não é isso que você quer, então essa revisão com aprofundamento, com simulado…

Ela vai ser um investimento que vai dar um retorno de questões na hora da prova! E é bem isso mesmo, então não pense que revisão, que simulado é perda de tempo, na verdade é um dos melhores tempos do seu estudo, que vai dar o maior resultado, que vai ser chegar na prova e fazer as questões; e durante a prova ter aquela sensação de:

Nossa, tá fluindo, tá tudo dando certo…

Que é o que vai fazer você ir para outra questão, para outra prova, para outra matéria muito bem; e vai te sustentar positivamente durante toda a prova, eu acho que faz muita diferença, então faça esses simulados. E aí você pode fazer, por exemplo, lá no Ferreto, matemática ou física… Ou no Biologia Total, fazer biologia lá, ou se você tiver um aplicativo de questões também pode fazer nele.

Uma dica para humanas, ou até mesmo para biologia, é ver as resoluções do Elite, que são muito boas! Elas são bem detalhadas. muito bem feita quando você tá estudando você faz uma lista de um único assunto na Outra coisa boa de fazer simulados, é que você mistura assuntos.

Quando você tá estudando, você faz uma lista de um único assunto e tá tudo muito fresco na memória, você viu uma questão e a outra meio parecida, e não tem tanto desafio! Já quando você vai fazer uma lista e tá tudo misturado, você tem que pensar qual é o assunto, tem que lembrar muito mais, tem que recordar; e é uma habilidade que vai fortalecer a sua memorização.

Então você tem todo todo o seu caminho da memória, quando você vai puxar isso da memória, isso vai fortalecer todo esse caminho e é o que vai te proteger de “branco” durante a prova.

Outra coisa que pode ser muito útil é estudar primeiro os assuntos que caem mais!

Então, por exemplo, se você vai fazer o Enem, a FUVEST, Unicamp… Quais são os assuntos mais importantes, aqueles que caem mais? E aí, para o Enem, tem ainda componente de quais assuntos que caem mais e são mais fáceis, e quais são os mais difíceis, para estudar depois talvez; e isso é o que é análise de incidência, entender quais são esses assuntos mais importantes.

Isso é uma coisa que a gente fez no sniper de questões, e se você quiser dar uma olhada entra nesse link aqui embaixo, porque ao estudar análise de incidência antes, você ganha tempo; então você vê logo os assuntos mais importantes e pode ir logo para as provas antigas! Além de tudo, eu recomendo que você faça as redações!

Então não deixa para chegar na prova desesperado, sem fazer redação, porque uma coisa que pode acontecer é você chegar na prova e não ter habilidade de fazer a redação em uma hora, uma hora e meia; e isso roubar tempo das outras questões, então é uma coisa que pode atrapalhar duplamente! Ou fazer uma redação ruim, ou atrapalhar as outras questões; então não dá para ficar sem redação! E duas plataformas que eu indico são: Projeto Redação e o Imagine, e nas duas dá para usar o cupom Resumov.

Então, Bruno, eu quero que você comece logo a fazer as provas, comece por Português, Inglês… E nas outras matérias vá fazendo simulados! Nas outras matérias aprenda com a resolução, volte na teoria para entender o quê que faltou e continue! Saiba que errar faz parte do processo, que assim que a gente aprende! E para isso vou deixar duas recomendações de vídeo, a primeira são os meus erros nos estudos, o que eu errei de forma psicológica, e de erros estratégicos; eu entrei em detalhes nesse vídeo; e o vídeo dos sete sinais para saber se você tá no caminho certo para passar.

E agora me conta, você já tá fazendo provas antigas? Você já começou? Foi muito assustador? Me conta nos comentários!

Eu quero muito saber, e aproveita para curtir se você gostou e compartilhar com aquele amigo que vai passar junto com você, que vai comemorar junto com você, e liga o sininho para receber notificações de novos vídeos! Por hoje é isso, e continua indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! Muito obrigada por assistir, e até o próximo vídeo! Tchau!