Ícone do site resumov

Como começar a estudar para o ENEM e vestibulares sozinho com base zero


Então, agora você está começando a estudar e é natural querer estudar muito, porque é necessário. Só que sair das férias, ou sair de um momento que você não estuda nada, para um momento que você estuda 9 horas por dia é um salto muito grande. Logo, não dá pra fazer isso de um dia para o outro. A mesma coisa é não estar estudando nada e ir estudar 9-10 matérias. Isso é uma coisa muito difícil! A  ideia do vídeo de hoje é dar uma ideia de um método para começar a estudar, como você sair do zero para 10, por exemplo. É isso que vamos fazer.

Então, vamos para o método de hoje. A gente vai poder começar de duas formas, ou com uma matéria estudando 2/2:30 essa matéria; ou duas matérias estudando 2h/2:30h também cada matéria. Então você escolhe entre começar a estudar 2/2:30 só em um dia, ou de 4 à 5 horas. Essas são as duas opções para começar a estudar.

Se você acha que consegue estudar duas matérias com duas horas cada, dando um total de 4 horas, já está ótimo! Já é um começo muito bom, porque você não precisa começar a estudar todas as matérias. O que acontece quando você começa estudando tudo, é que você não sente a evolução; você estuda, aprende um pouquinho e não sente que andou, e essa sensação que de que você não está andando é uma coisa que vai tirar sua motivação.

Para a gente ficar motivado, a gente precisa ver a evolução sempre, tem que ver o progresso, tem que ver que a gente está dando. Já quando a gente estuda, dá o gás em 9 matérias, e a gente vai andar só um pouquinho, vai ser uma das coisas que pode te deixar pra baixo. Logo, a ideia vai ser começar com uma ou duas matérias, e isso você pode aumentar. Então, depois de duas semanas ou, se você sentir que não é suficiente, um mês, você aumenta mais uma matéria. Assim, você passa de duas para três matérias.

A ideia é que você pegue uma matéria difícil e uma fácil e depois vá intercalando a matéria que você adiciona. Então, por exemplo, você começa com duas matérias, matemática no Ferreto e biologia no Jubilut; assim, depois de duas semana ou um mês, você vai colocar mais uma matéria, história com o Stoodi ou com o Se liga nessa história ou GabaritaGeo, por exemplo (Cupom: Resumov).

Portanto, você tem essa terceira matéria, você vai intercalar matemática, biologia e história. Depois de um mês, você decide vir com a quarta matéria e assim o que vai acontecer?

Você vai ver que está evoluindo bastante. Logo, a ideia é que nesse primeiro mês, você faça toda a matemática básica do Ferreto e vá para os outros módulos, e já veja a sua evolução.

A ideia é você ter essa motivação, é ver essa evolução, que é um negócio que te joga pra frente, que você vê que está no caminho certo. E não pense:

Ah, mas eu só tenho um ano pra passar, só tenho 9 meses… Se eu passar duas estudando só essas matérias, não vai dar certo.

Não, calma, não é assim! Porque você vai estar estudando matérias que são muito densas, então, por exemplo, matemática é uma ótima de se estudar todo dia, pois são muitos detalhes, e o começo é o mais difícil. Logo, se você tiver começando matemática junto com todas as outras matérias, você vai se sentir muito pra baixo, você vai pensar que é muito difícil, porque você está quebrando cabeça com muitas matérias ao mesmo.

A ideia é que em 3 meses você já esteja estudando todas essas matérias, já esteja um estudo bem engrenado, já está vendo progresso, já está vendo que está quase lá, talvez até fazendo alguns simulados. Essa é a ideia: começar aos poucos.

Isso segue também naquele vídeo do plano de estudo, você tem que se tornar uma pessoa que cumpre, e quanto mais você cumpre, mais fácil você cumprir de novo, então, é um processo de mudar de identidade também. Ao começar pequeno, ao começar com uma matéria, você consegue fazer tudo isso, e quando você for adicionar matérias, você pode ir revezando entre uma difícil e uma fácil, uma matéria mais densa e uma mais simples.

Por exemplo, a gente começou com matemática, biologia e história. Logo, quarta matéria pode ser uma mais densa, como física, ou química; na quinta vamos pra uma mais light, como literatura; já a sexta matéria, uma mais densa. Dessa maneira, você fica revezando entre as matérias que vão sendo adicionadas ao seu estudo.

Uma coisa que vai acontecer, é que você vai ver que vai conseguir estudar várias horas. Então, você vai começar com 2 horas ou 4 horas e vai aumentar 8/9 até umas umas 10 horas, quem sabe. Porque é importante a gente conseguir estudar várias horas, eu não posso dizer pra você que pra estudar pra uma faculdade super concorrida como medicina na USP ou UNICAMP, vai dar certo estudar só umas quatro ou cinco horas, provavelmente vai ter que estudar entre 8 e 10 horas.

Essa é a ideia de onde você vai chegar. Então, é a ideia que você chegue nisso em 2 meses de estudo, talvez. Logo, usei isso pra chegar lá.

Outra coisa que vai acontecer é que você vai estudar todas essas matérias, então você vai conseguir sair de 2 ou 3 matérias e ir pra 8 ou 9, e isso é um processo, não atropele as coisas, vá devagar, vá sentindo essa evolução, porque isso é uma parte fundamental do estudo agora.

O segundo passo vai ser planejar direito o que você vai estudar, então você vai ver esse vídeo aqui:

… sobre como fazer um plano de estudos e vai segui-lo!

A terceira coisa que vai acontecer é que você vai sentir muito gás, muita empolgação, porque quando a gente percebe que está evoluindo, que está vendo melhora, é muito mais fácil continuar. É muito difícil continuar algo que estamos indo mal, a gente vai criando uma resistência a isso; mas se estiver indo bem…

Por exemplo, você está indo pra academia e está perdendo peso, está como você quer, você fica empolgado pra ir. Já se você está indo pra academia e não está dando resultado, está piorando, você não vai querer continuar, certo? Nos estudos vai ser a mesma coisa.

Outra coisa que você vai acontecer é que você vai sentir menos procrastinação. Isso por que? Porque a gente sente procrastinação quando a tarefa é muito grande e muito difícil.

Quando você já está estudando menos matéria, pelo menos no começo, aquela barreira inicial, aquela resistência, você já está amaciando, porque só tem poucas matérias, então na prática você está aprendendo toda hora aquilo, a maior probabilidade é que essa procrastinação diminua.

Agora dando o meu exemplo… Pra Fuvest, eu comecei só com biologia e história, que eram as matérias que eu não sabia nada. Isso foi o que eu fiz por duas ou três semanas, e eu consegui evoluir bem. Na verdade, eu consegui aumentar o tempo que eu conseguia estudar e a minha concentração. Então, no começo, eu viajei um pouco, depois eu descobri como estudar também, e eu consegui evoluir bastante nas matérias.

Depois de um tempo, eu fui aumentando um tempo de estudo, até nos finais de semana, toda hora eu estava estudando, isso foi bem positivo.

A conclusão desse vídeo é que você não precisa começar tudo de uma vez e nem todas as matérias, nem o seu dia inteiro estudando, você pode ir aumentando com o tempo.

Essas foram as dicas desse vídeo, espero que tenha sido úteis. Agora vou pedir os favores que você vai fazer pra mim, que são:

1) Curtir o vídeo, deixar um comentário com o que você achou.

2) Como você fez ou como você está fazendo agora.

3) Compartilhar com uma pessoa, com um amigo ou amiga, e falar “olha, esse é um canal que mostra como estudar, essa mulher fez isso, passou no ITA, e depois passou em medicina na USP, e agora explica como passar no vestibular.

Então é isso, bons estudos pra vocês e até o próximo vídeo 🙂