Ícone do site resumov

Como Atores Lembram Falas (Não Decore, Vivencie)


Você já se perguntou como atores memorizam textos? Eu fui atrás de ver como eles memorizam aqueles textos enormes de filmes e peças, para aplicarmos aqui no vestibular. Tem uma professora de psicologia chamada Helga Noice, que trabalhou com atores para descobrir como eles decoram. Ela fez isso por 20 anos. Vendo o resultado, eu percebi que é uma forma muito diferente. Esse é o assunto de hoje.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Primeiro passo

Então, eles pegam o texto e começam a ler. A gente pensaria que eles começam decorando as falas, o que acontece, mas não, eles entram profundamente no personagem. Logo, qual é a vontade, qual é a relação que o personagem tem com a outra pessoa, etc.

É sempre mais profundo, qual a motivação mais interna do personagem. Os atores fazem isso lendo o texto, cada frase é uma pista do que o personagem está sentido. É outra maneira de ver o texto.

Segundo passo

O passo 2 é relacionar o texto com o movimento. Ler a fala e já imaginar o que ele está fazendo com o corpo, quais gestos vão ser colocados ali. Isso enriquece e facilita decorar/atuar.

Terceiro passo

O terceiro passo vai ser sentir as emoções. Finalmente, quando você um ator interpretando, você vê as nuances de emoção no rosto, nos olhos. O que é isso? Eles estão sentido a emoção, estão no lugar do personagem, estão sentido de fato. É a terceira forma de como eles memorizam.

Senti a emoção facilita muito aprender o texto!

Quem não sabe nada de atuação, tenta decorar um texto frase por frase, em vez de sentir o personagem, de associar com os movimentos, etc.

Agora vamos ver como aplicar isso nos estudos?

Processamento profundo

Quando você vai estudar alguma coisa, é muito fácil ficar na superfície do assunto, ou seja, assistir aula, ler uma parte do livro etc. Porém, quando você vê o assunto de forma ais aprofundada, você fixa melhor.

Quando você estuda colisão, por exemplo, você fica só na fórmula, não sente aquilo, não processa profundamente. Coeficiente de restituição, o que significa? No mundo real, o que acontece? Por que isso acontece?

Associações

O segundo ponto é fazer associações entre o que está estudando e movimentos. Porém, como iremos fazer isso?

Você pode visualizar! Visualize o que está estudando. Por exemplo, pode pegar respiração celular e não flui. Você pode ir no youtube e digitar o assunto e vê uma animação daquilo. Vê como é na prática, fecha os olhos e imagina como é.

Adicionar Emoções

A terceira coisa é adicionar emoções, mas nem sempre dá pra fazer isso. Contudo, quando é história ou uma matéria que dá pra você fazer isso, faça.

Por exemplo, agora, com toda a questão do corona vírus, é muito mais fácil imaginar como foi a gripe espanhola e entender. Hoje, temos informação muito fácil, mas como era antes para saber das coisas?

Essa foi a ideia do vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂