Ícone do site resumov

Como aproveitar 100% das aulas?


Todo mundo assiste aula…

Não importa se presencial ou online.

O problema é que assistir aula é uma das formas mais lentas de aprender,  porque você fica em uma postura passiva, como se estivesse vendo uma série no Netflix.

Pra mudar isso, a gente precisa revolucionar o estudo

Compilei abaixo os resultados de alguns estudos sobre como aprender melhor:

pirâmide do aprendizado

Veja a equação que mostra como o aprendizado de uma matéria depende da eficiência do método de estudo:

nível de aprendizado

Portanto, o que é melhor?

  1. Passar 4 horas assistindo aula ou
  2. Passar 2 horas fazendo exercícios?

“resolvendo” a equação:

Fazer exercícios por 2 horas é 25% melhor que assistir aulas por 4 horas.

Mas… 

aulas são necessárias para aprender assuntos novos, portanto:

Como aproveitar 100% das aulas?

A ideia é transformar o ato de assistir aulas, um estudo passivo e ineficiente, em um estudo de alto desempenho.  E o método é simples:

Receita para aproveitar as aulas
1 – Faça mapas mentais enquanto assiste o professor.

Isso o forçará a tentar ver a matéria inteira, a “big picture, e vai ajudar seu cérebro a entender melhor e mais rápido os assuntos abordados.

2 –  Revise durante, logo depois, e dias depois

Durante a aula: Fazer o mapa mental é uma espécie de revisão.

No fim da aula, pergunte-se: O que eu vi hoje?

Dias depois: Tente lembrar do que você escreveu no mapa mental, e depois veja-o novamente. Nesse ponto você pode até já ter substituído por um mapa mental “profissional”.

Veja a continuação no post: As 5 melhores técnicas de estudo.

3 – Faça exercícios

E finalmente, a melhor técnica de todas: EXERCITAR. Aqui pode ser a lista de exercícios do capítulos, a lista do app que você tem no celular, ou as provas antigas. O importante é exercitar, sempre!

Se você conseguir fazer exercícios enquanto assiste aula vai ser melhor ainda.

Mais no post O importante é saber fazer prova. 

Como fazer mapas mentais.

Comece com a ideia central = ondas! 

Depois faça as “sub-ideias”, e explique resumidamente os pontos importantes de cada “sub-ideia”.

Na aula de ondas, de física 2, você viu:

Você vai anotando tudo isso, e faz seu mapa mental. Pode ser que o seu fique feio, não tem problema, depois você pode pegar outro na internet. Mas o importante é ter essa postura ativa, de selecionar e organizar as principais ideias e fazer seu mapa mental. #naotempreco

Fonte: Blog DesconversaSite do Descomplica.

E o mapa mental na aula de dilatação térmica, como ficaria:

Fonte: Blog DesconversaSite do Descomplica.

A mesma coisa podemos fazer com o assunto de lentes.

Fonte: Blog DesconversaSite do Descomplica.

Assim, você fica preparado para o que a prova mandar! 

Estou terminando de escrever o Ebook GRÁTIS “Como passar em Medicina na USP“. 

Ele tem similaridades com o post: Como passar na Fuvest em Medicina, mas vou além mostrando como aplicar as técnicas de estudo em cada matéria. Se você quiser receber no seu e-mail gratuitamente, deixe seu e-mail nos campos no fim da página ou entre no fórum. Eu odeio spam, tanto que só envio e-mail quando tenho coisa boa de verdade pra compartilhar!

E vamos estudar!

Susane.