Ícone do site resumov

BRANCO NA HORA DA PROVA: O que é | Como evitar


Hoje nós vamos ver o que causa o branco, como reduzi-lo ao máximo e o aplicativo que eu recomendo para ajudar. Você recebe a prova e começa, ‘’se eu errar, não vou passar, não vou entrar na faculdade que eu quero, não vou ter boa profissão, não vou ter bom trabalho, eu vou ser a desgraça da minha família, vou ficar pobre, solteira e na pindaíba’’ e você percebe que não está conseguindo se concentrar na prova e gira esse ciclo na catastrofização que vai dar o branco.

            Então a causa principal do branco na hora prova, é você vê a prova como uma ameaça, como uma cobra, como um leão e isso dispara uma série de efeitos fisiológicos que vão atrapalhar seu raciocínio, que vão te impedir de acessar suas memórias. O que acontece? Quando uma ameaça é detectada, o hipotálamo estimula a produção de vários hormônios do estresse, como noradrenalina, cortisol e começa os efeitos como aumento dos batimentos cardíacos, variação da sua pressão, suar frio, dor de estômago.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

            Esses efeitos não acontecem só no corpo, eles acontecem no cérebro também. Esse mecanismo no estresse muda o funcionamento do córtex pré-frontal e do hipotálamo e a conclusão é que você vai ter dificuldade em usar a memória de trabalho, aquela necessária para fazer conta, para ler um enunciado, para começar a fazer questão, vai ser difícil acessar as memórias que é o ‘’branco’’ mesmo.

            Você passa a entrar no que se chama ‘’cognição quente’’, o seu oposto é ”cognição fria”, é você o córtex pré-frontal para pensar racionalmente, para racionar nas coisas, já a cognição quente, você age por impulso e por reações emocionais e é isso que você vê aquele ciclo de ver a prova com uma ameaça e isso escalar para coisas absurdas, que ficas pensando até durante a prova.

            O que acontece? Ameaça, ativa o sistema simpático, que provoca maior dificuldade em raciocinar e lembrar e você terá uma enorme dificuldade em ler o enunciado, em ler os textos, resolver as questões e lembrar o que você sabe e logo que você percebe isso, você fica mais estressado, mais tenso e esse efeito só se alimenta. Então vamos para a solução?

SOLUÇÃO DO ESTRESSE

            A primeira solução é viver essa solução de estresse, porque vários estudos mostram que quanto mais você essa situação de estresse, menores vão ser suas reações, então mais você vai se acostumar com isso, a ideia é fazer provas simulando as mesmas condições em um lugar barulhento, um lugar ruim ou com sua mãe, seu/sua namorado (a) corrigindo para você ou algo que seja bem difícil, que já simule as condições da prova.

            Eu sempre falo para fazer a prova em uma praça de alimentação, no meio de um parque, num lugar quente, então já vai simulando algumas coisas com a máscara, quanto mais provas você faz, mais você se sente preparado e essa sensação de fazer mais provas vai se desencadeando esse efeito do branco.

MUDANÇA DE PENSAMENTO

            A segunda coisa é mudar como pensa em relação a prova, a gente pode pensar com uma ameaça, como uma coisa ruim, mas na verdade é uma oportunidade que você tem de mudar de vida, de fazer o curso que você quer, mudar de cidade, de viver o que você sempre quis. Encare como uma oportunidade, como um bilhete de loteria, como algo muito bom que estás indo fazer, então é a sua chance, é a sua oportunidade de chegar onde você quer lá na frente.

            Inclusive tem a ideia de que o examinador é mal, mas não, todo mundo quer fazer uma prova coerente para ajudar quem selecionou mais, quem se preparou mais, então não tem nada de mal, é sempre uma oportunidade, é sempre uma coisa muito boa. Quando eu penso que de onde eu vim, lá de Macapá, não tinha de trabalho legal e assim, ter passado no ITA, foram portas que se abriram e é assim que a gente precisa pensar na prova.

            Talvez não dê para passar de primeira, mas vá com essa ideia de que passar é uma grande oportunidade, de que é uma honra você fazer essa prova e pode ser muito legal falar com algum psicólogo sobre isso, conversar, analisar sobre suas crenças, inclusive uma ideia é anotar. Qual esse ciclo para você? Ah, se eu for mal nessa questão, eu não vou passar. O que acontece depois? Analisa isso para ver que não tem nada a ver, que às vezes uma coisa não significa outra, que você sempre pode voltar a estudar, não é fácil, nunca vai ser fácil, mas é o fim do mundo.

DIMINUIR A ANSIEDADE

            A terceira coisa vai ser diminuir a sua ansiedade para a prova com o relaxamento guiado, com respirações profundas, isso é tudo comprovado, tem vários artigos que mostram esses efeitos em pessoas que vão fazer provas. Esse aqui mostra um estudante de medicina que vão fazer provas e essa ideia de fazer relaxamentos guiados, meditações, respirações profundas ajuda muito a ir melhor à prova e é seu objetivo.

            Você quer ir bem na prova? Você quer que não seja traumático? Que seja uma coisa boa pra você entrar na faculdade e com essa ideia, se preparar com esses relaxamentos e meditações, inclusive falamos muito sobre isso no 1Pause, por exemplo, tem visualizações guiadas da prova, você se imagina entrando na prova com calma, recebendo a prova, abrindo, e as vezes lidando com algum desafio na prova, com uma redação com o tema que você nunca viu ou com uma questão que você deveria fazer, mas que não deu certo.

            O que você faz? Como manter a calma nesses momentos para justamente não entrar nesse loop que gera o branco. Espero que você não tenha branco na prova, que você vá super tranquilo (a), que seja realmente uma coisa muito boa, porque você tem tanta coisa pela frente e a prova é como se fosse só um portão que estão abrindo para você entrar e viver as outras coisas que estão do outro lado. É isso que você tem que pensar!

            Quando eu estava me preparando para o ITA, eu imaginava como se fosse um portão gigantesco, eu ia passar por esse portão, iria estar preparada e as pessoas que estão bem preparadas irão passar, eu via a prova de uma forma positiva e claro que eu respeitava, que eu sabia que não poderia estar pronta, que eu poderia precisar de mais um ano, mas eu ia com essa ideia positiva, de que isso é uma grande oportunidade, é uma porta, várias portas que se abrem.

            Espero que tenha ajudado de alguma forma de dar uma luz de que é o branco e como resolver ou diminuir. Aproveita para me seguir no instagram, eu estou postando todos os dias, estou dando várias dicas nesse momento pré-prova, tanto nos stories, quanto no IGTV, estou sempre lá escrevendo. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem, a gente se ver no próximo vídeo.