Ícone do site resumov

Aumente sua energia, não o seu tempo de estudo


Não há quadro horário nem ciclo de estudos que resolva. O problema não é a organização do tempo, mas sim a energia para estudar.

Veja a Mariana, ela tenta estudar “o dia inteiro”, vive cansada e desmotivada, e secretamente se pergunta: “Esse estudo está me matando, será que vale a pena mesmo?”

Isso é muito comum entre nós, aposto que você também se sente assim. Já passei por isso duas vezes, para o ITA e para medicina na USP.

Sua primeira tarefa será investir na sua energia, naquela energia necessária para o estudo intenso com a faca nos dentes e sangue nos olhos. Neste post vou mostrar como ter essa energia.

As dicas foram baseadas no livro: The Power of Full Engagement de Tony Schwartz e Jim Loehr.

1 – Energia, não o tempo, é a moeda fundamental do alto desempenho

“O desempenho, a saúde e a felicidade são baseados no gerenciamento habilidoso da energia. O número de horas em um dia é fixo, mas a quantidade e a qualidade da energia disponível não é. A energia é o nosso recurso mais valioso. Quando mais a gente valoriza nossa energia, mais produtivos e capazes seremos.”

Esse trecho foi retirado do livro “The power of full engagement”.

Se você quiser ser um estudante de alto desempenho, você terá que gerenciar primeiro sua energia, não seu tempo.

É um contraste à ideia de que “mais horas é melhor.”

É impossível estudar mais e mais, nós temos só 24 horas, uma hora ou outra seu tempo vai acabar. Então você precisa equilibrar quantidade com qualidade das horas de estudo.

DICA #1: Antes de encher seu quadro horário com 10, 12 horas por dia de estudo, pare e pense que a qualidade das horas que vai definir o quanto você vai render.

 

2 . Qual é o melhor jeito de otimizar a energia?

Nós somos humanos, não computadores.

Não funcionamos a alta velocidade o tempo todo.

 

É um ritmo. Toda noite precisamos dormir, durante o dia precisamos descansar.

É um ciclo: atividade <> descanso.

 

DICA #2: Se você quer ter energia nas suas tarefas, faça ciclos de “atividade <> intervalo”.

 

3- Ou você dá o seu máximo ou descansa completamente

 

“As vidas mais ricas, felizes e produtivas são caracterizadas pela capacidade de se envolver totalmente no desafio, mas também de se desvincular periodicamente e buscar a renovação. Em vez disso, vivemos nossas vidas como se estivéssemos correndo em uma maratona sem fim, empurrando-nos muito além dos níveis saudáveis de esforço ”.

 

Imagine 2 corredores:

1 – Corredor de maratona, magro, olhar morto,

2 – Corredor de 100 m, alta energia, explosão , determinado, foco no objetivo.

 

Quem você quer ser nos estudos?

O Bolt está oscilando seus níveis de energia, o Phelps também, a Serena Williams também. Eles dã o máaaximo e depois descansam muito bem.

Estude “a faca nos dentes”, depois descanse completamente.

#sejadiferente

A maioria está em um estado constante de preservação de energia, não está:

Talvez você esteja nesse grupo, limbo entre o céu e o inferno do rendimento.

Crie esse ciclo ao longo do seu dia de estudo. Descanse de verdade mesmo, isso pode significar fazer uma caminhada, escutar uma música, andar com o cachorro.

Ficar no Instagram ou Facebook NÃO É DESCANSO

DICA #3: Dê o seu máximo, depois descanse completamente.

 

  1. O ritmo ultradiano

“Os ritmos ultradianos ajudam a explicar o fluxo da energia ao longo do dia. Medidas fisiológicas como frequência cardíaca, níveis hormonais, tensão muscular e atividade das ondas cerebrais aumentam durante a primeira parte do ciclo – o mesmo acontece com o estado de alerta. Depois de uma hora, essas medidas começam a diminuir. Depois de 90 a 120 minutos, o corpo começa a desejar um período de descanso e recuperação. Os sinais incluem o desejo de bocejar e esticar, fome, aumento da tensão, dificuldade de concentração, inclinação para procrastinar ou fantasiar e uma maior incidência de erros ”.

 

O ritmo ultradiano é um ciclo que se repete inúmeras vezes durante o dia.

 

Por cerca de 90 minutos você está no modo de alto desempenho, seu estado de:

Então, por um período de aproximadamente 20 minutos, seu corpo precisa de tempo para descansar e renovar suas reservas de energia.

DICA #4: Para aproveitar ao máximo o seu dia de estudo, estude por 90-120 minutos * (dê o gás total) e, em seguida, faça um intervalo de 15 a 20 minutos (descanse completamente).

(* Faça 2-3 pausas curtas de 3 a 5 minutos durante o seu estudo – pomodoro.)

Certo, você já entendeu que o descanso é necessário. Mas como exatamente fazer isso?

5. Crie rituais de alta energia

“Usamos a palavra ‘ritual’ propositalmente para enfatizar a noção de um comportamento cuidadosamente definido e altamente estruturado. Em contraste com a vontade e a disciplina, que exigem um comportamento específico, um ritual atrai você. Pense em algo tão simples como escovar os dentes. Não é algo que você normalmente tem que se lembrar de fazer. Escovar os dentes é algo que você se sente consistentemente atraído, atraído pelo seu claro valor de saúde. Você faz isso basicamente no piloto automático, sem muito esforço ou intenção consciente. O poder dos rituais é que eles asseguram que usemos o mínimo possível de energia consciente, quando isso não for absolutamente necessário, deixando-nos livres para concentrar estrategicamente a energia disponível para nós de maneira criativa e enriquecedora. ”

Você já sabe que tem que fazer um intervalo de descanso. Mas até pra isso a gente tem preguiça.

Crie um horário separado para o descanso, pra você não precisar se “forçar” a descansar de verdade.

DICA #5: Defina exatamente os tempos de intervalos grandes e descanso.

Sim, vai parecer que você está estudando menos com tantos períodos de descanso.

Mas você vai ver como vai melhorar sua energia.

Pense: SPRINTS de corrida!!!

 

6. As 4 fontes de energia

“O envolvimento total requer o aproveitamento de quatro fontes de energia separadas, mas relacionadas: física, emocional, mental e espiritual”.

DICA #6: Se você quer se apresentar no seu nível mais alto, você tem que otimizar cada uma dessas 4 fontes de energia.

 

7. Energia física

“A energia física é a fonte fundamental de combustível, mesmo que nosso trabalho seja quase completamente sedentário. Ela não está apenas no centro do estado de alerta e vitalidade, mas também afeta nossa capacidade de gerenciar nossas emoções, sustentar a concentração, pensar criativamente e até mesmo manter nosso compromisso com qualquer missão em que estamos. ”

A energia física é o que geralmente entendemos como energia. Se você está cansado muitas vezes, você tem pouca energia física.

Como otimizar a energia física?

Melhorando:

Quanto melhor sua nutrição, sono e exercício, mais energia física você terá.

Dicas #7:

7. Energia emocional

“Para ter o melhor desempenho, devemos acessar emoções agradáveis e positivas: diversão, desafio, aventura e oportunidade. Emoções que surgem de ameaça ou déficit – medo, frustração, raiva, tristeza – têm uma sensação decididamente tóxica para elas e estão associadas à liberação de hormônios específicos do estresse, mais notavelmente o cortisol ”.

Em resumo:

Quanto mais emoções positivas você estiver sentindo, mais energia emocional você terá e maior será seu desempenho.

 

Dica #7: 

8- Energia mental

“Nada interfere tanto no desempenho e no engajamento quanto na incapacidade de se concentrar na tarefa em mãos. Para ter o melhor desempenho possível, devemos ser capazes de sustentar a concentração e de nos flexionarmos entre foco amplo e estreito, bem como interno e externo ”.

Sua energia mental é principalmente sua atenção – sua capacidade de se concentrar no que você quer, quando quiser e por quanto tempo quiser.

Se você tem pouco tempo de atenção ou simplesmente não consegue se concentrar muito bem, então precisa instalar rituais de energia que melhorem sua energia mental.

Dica #8: Faça:

9 – Energia espiritual

“A quantidade de energia que temos que gastar a qualquer momento é um reflexo da nossa capacidade física. Nossa motivação para gastar o que temos é, em grande parte, uma questão espiritual. Fundamentalmente, a energia espiritual é uma força única para a ação em todas as dimensões de nossas vidas. É a fonte mais poderosa de nossa motivação, perseverança e direção. Nós definimos “espiritual” não no sentido religioso, mas sim em termos mais simples e elementares: a conexão a um conjunto profundamente arraigado de valores e a um propósito além de nosso interesse próprio ”.

A energia espiritual nos dá a motivação para agir.

Poderíamos ter toda a energia do mundo (fisicamente), mas sem “um motivo”, não saberíamos o que fazer com ela.

Você não terá motivação quando:

Se você não tem nenhum objetivo na vida, por que você deveria se levantar de manhã?

Quando, por outro lado, você souber que tipo de pessoa quer ser, o que representa e qual é o seu propósito, então, de repente, você terá uma razão para agir e uma razão para que algo aconteça. É aí que você se sentirá devidamente motivado.

É aí que entra a energia espiritual, que é definida como:

Então, para otimizar nossa energia espiritual, precisamos ter um conjunto de valores fortes e um propósito para o porquê fazemos o que fazemos.

 

DICA #9:

ITA: “Eu quero ser engenheiro por isso …. e fazer obras fantásticas de engenharia… deixar minha mãe feliz…Vou aprender e passar e cumprir meu propósito”

Medicina: “As pessoas estão doentes, eu vou curá-las, vou melhorar a vida das pessoas, vou cuidar das pessoas… Vou aprender passar e cumprir meu propósito”

 

10 – Volte nesse texto sempre, crie o ciclo de estudo e descanso

Você vai esquecer… Foram muitas informações. Volte no Resumov para reler esse texto e se inspirar e ter mais energia!!

Dica #10: Volte nesse texto. Ele é longo e denso, talvez você não pegue todas as nuances na primeira leitura. 

Conclusão

 

O desempenho, a saúde e a felicidade são, em primeiro lugar, fundamentados no hábil gerenciamento da energia, não do tempo.

 

A gente funciona com um ciclo de altos e baixos de energia. Use o ciclo ao seu favor, para:

WORK HARD, PLAY HARD

Somos seres humanos oscilantes que devem viver suas vidas como uma série de sprints, não uma maratona interminável. Lembre-se do ciclo ultradiano:

Intercale um período de gasto de energia (estudo) com um período de renovação de energia (descanso).

 

Entre na lista do Resumov e receba dicas direto no seu e-mail!