Ícone do site resumov

As 7 questões mais difíceis do ENEM 2014 – primeiro dia


Neste post vamos falar das questões mais difíceis do ENEM, que exigem maior nível de conhecimento prévio e que têm boas chances de cair de novo nas próximas provas. O examinador tenta ser criativo mas a matéria do ensino médio é limitada e ele não pode colocar conteúdos do ensino superior. Assim, prepare-se para assuntos que podem cair com outra roupagem no ENEM deste ano.

1a questão – A escola de Atenas

Nesta questão o examinador reflete sobre a linguagem corporal de Platão e de Sócrates e sua relação com a visão de cada um deles sobre o conhecimento. Apontar para cima ou para baixo significa o quê? Platão estabeleceu, em seu sistema filosófico, a existência de dois mundos, entenda a relação entre seu gesto e o significado da alegoria da caverna. Além de ser muito interessante, é um dos temas mais votados para cair esse ano. Clique aqui.

 

2a questão: Como ocorre o ataque da camada de ozônio

Sabemos que a camada de ozônio ajuda a nos proteger dos efeitos nocivos dos raios solares, particularmente ao filtrar a radiação UVB e UVC. A camada de ozônio absorve cerca de 97 a 99% dos raios ultravioletas de média frequência (de 200 nm a 315 nm de comprimento de onda). Esses raios são potencialmente perigosos para todas as formas de vida na superfície da terra.

A convenção de Vienna e o Protocolo de Montreal colocaram limites claros ao uso de CFCs, particularmente nas máquinas de refrigeração, como geladeiras e ar condicionados, e inclusive na embalagem de desodorantes. Você sabe como os CFCs Cloro-flúor-carbonos são capazes de destruir a camada de ozônio? Clique aqui e entenda.

3a questão: Eletroquímica

A eletroquímica está no nosso dia a dia, nas baterias dos celulares, na oxidação dos talheres e dos anéis e colares. Mas talvez você não tenha pensado na revelação das fotos de raios x. Nesta questão do ENEM 2014, o examinador nos pede para escolher qual espécie química podemos usar para reduzir a prata. Relembre os conceitos de óxido-redução e potenciais de redução nesta resolução. Clique aqui.

4a questão: Como são formadas as cadeias montanhosas no meio do oceano atlântico? E em que período surgiram?  

Vamos lembrar que no começo dos tempos (mais precisamente no período x) os atuais continentes estavam unidos em um único pedaço de terra, chamado de Pangea. Conforme os milênios foram passando, alguns fatores como a convecção das massas magmáticas abaixo da superfície terrestre foram dando origem aos continentes nas formas como conhecemos hoje. A questão pergunta em que período surgiu a dorsal meso atlântica. Reconhecemos que a questão não é em si difícil, no entanto, o assunto é complexo e pode cair novamente no ENEM 2015 e em outros vestibulares. Clique aqui.

 

5a questão: Você é capaz de prever como se move o pêndulo de Newton? 

O Sir Isaac Newton criou um dispositivo para  demonstrar empiricamente a conservação do momentum e da energia, leis físicas estudadas e demonstradas por ele. Aqui, o ENEM 2014 quer que você entenda o problema e encontre a configuração das bolinhas após uma colisão elástica. E agora? Veja aqui.

6a questão: Como funciona o sabão?

Você já se perguntou que característica química permite que o sabão remova as gorduras da louça suja ou mate os micróbios quando lavamos as mãos? Veja aqui.

7a questão: O que acontece se removermos um rio que fornecia água para o mar de Aral? 

O mar de Aral foi alvo de muitas intervenções de interesses políticos e econômicos. Entretanto, a questão aqui se relaciona à geografia física. A região possui clima semiárido, e os rios que desembocavam nesse mar foi desviado para servir no processo de irrigação de lavouras. Além do mar de Aral, podemos fazer um paralelo com a desertificação da região de Sahel na África, esse processo já caiu na Fuvest e está prestes a cair no ENEM. Veja aqui.