Ícone do site resumov

As 7 Coisas que APROVADOS Fazem (Por isso eles passam)


Então, hoje a gente vai falar dos sete pontos que a maioria dos aprovados faz, principalmente no ano que passam.

Não pulam o assunto da base

O primeiro ponto é que eles não pulam o assunto da base. O assunto da base não visto é como o espírito do mal que vem puxar seu pé a noite, vem te amaldiçoar, vem te atormentar na hora que você vai fazer provas antigas. Na lista de exercício e nos seus pesadelos. Você pode escolher ficar sofrendo com esse assunto toda hora, voltando toda hora ou estudar logo e fazer como esses aprovados que passam.

Tem prioridade de matérias

O segundo ponto é que os aprovados têm uma prioridade de matérias, é o que a gente chama de fila lá no Sniper. É aquela expressão: “Get your ducks in a row,” então, ou seja, você coloca as matérias em fila, da mais importante pra menos importante. 

Por exemplo, vamos pensar pro Enem, para quem está começando a estudar. Então organizando em fila: matemática, redação, biologia. Ou se você já está um tempo estudando, já tá fazendo mais de 900 na redação, mais de 38 questões de matemática, aí você pode colocar, por exemplo, física, química, redação, biologia.

Assim, é superimportante ter essa ordem de prioridade, principalmente quando o desempenho em várias matérias está muito diferente ou quando você está começando a estudar.

Aprovados têm um plano

O terceiro ponto é que os aprovados têm um plano. Pode até ser um plano errado, mas eles têm um plano. E por quê? Porque eles não ficam naquela de só seguir o curso online ou cursinho. Eles têm um plano diferente, um plano que vai além de seguir. Um plano, por exemplo, que inclui provas antigas, que inclui fazer mais simulados, que inclui analisar erros, que são coisas que a gente vai falar depois, mas um plano específico pra você. 

Dessa forma, por exemplo, o plano mais simples que a gente tem lá no Sniper é pensar na linha do tempo. Logo, você pega o seu ano, vários meses de hoje até a prova e pensa: Em cada mês você vai estar estudando como aquela matéria? Vai ser fase 1, vai ser fase 2, fase 3 ou você ainda não vai estudar aquela matéria, vai deixar pra depois. Então, quando você tem o seu plano, você pensa o ano inteiro. 

Provas antes de acabar as matérias

O quarto ponto dos é que começa a fazer provas antes de acabar a matéria. 

Então, a gente sempre tem aquela ideia: “vamos acabar a matéria, ver todos os assuntos de todas as matérias para começar a fazer provas”. O problema é que quase não acontece. Assim, mesmo quem passa tem vários assuntos que não vê e mesmo assim é aprovado, ainda assim, passa em cursos super concorridos, no Enem, no vestibular.

A gente não pode esperar esse momento em que os astros se alinham e você estudou todos os assuntos, porque isso provavelmente não vai acontecer. Então, você precisa começar a fazer provas quando você já viu uns 60, 70% dos assuntos. E isso vai te ajudar tanto a ver como a prova cobra as questões. Porque, assim, você vai estudar já de uma outra forma, você já vai ver como aquilo é cobrado ou vai revisar nas provas, vai remover lacunas de algo que você viu no começo do ano e também já se acostuma com o que vem pela frente, você já reduz a ansiedade. 

Analisam erros

E a quinta coisa que eles têm em comum é que eles analisam erros. Portanto, eles vão lá pegar uma prova, sentar, ver os erros e analisar se é erro de conteúdo, atenção, pulo do gato. tempo ou emocional, se não estava bem na hora. E, sempre, cada erro vai levar a uma estratégia. 

Claro que não precisa seguir todas estratégias, mas você pode focar ali em dois dos erros mais frequentes. Por exemplo, lacuna e atenção. A ideia é que quando você vai fundo nesses erros, você vai deixando de cometer e, às vezes, a gente acha que o objetivo pra fazer prova é acertar mais, acertar mais, gabaritar mais, mas, na verdade, é errar menos, é não errar o que você já viu.

É manter na memória aquilo que você viu no começo do ano. Então, é super, superimportante fazer provas e analisar os erros.

Cuidam do lado emocional

O sexto ponto é que os aprovados cuidam do lado emocional… Então, tem lazer, tem descanso sem culpa, tem momento pra não pensar em estudos, pra ver que a vida é mais do que só sentar e fazer provas.

Logo, eles curtem a família, curtem os amigos, podem assistir uma série sem ficar com esse peso de “deveria estar estudando” e se perdoam quando algo dá errado. É muito importante também a gente ver que não dá pra ser perfeito o tempo todo, que a gente erra em uma porção de coisas e é superimportante se manter constante no caminho. Mesmo quando uma semana não foi boa, que os dias não foram bons e você precisa continuar estudando… 

Valorizam o TRI

E o sétimo ponto em comum é que eles valorizam a TRI. Então, no Enem a gente vai ter a TRI que, para algumas pessoas, ajuda muito. Faz a nota ir lá pra cima, mas para outras, é uma coisa tenebrosa, porque é alguém que acaba acertando questões difíceis e erra as fáceis.

Assim, o que a gente tem que fazer? A gente sempre tem que pensar na TRI. Muitas vezes, a diferença de nota é absurda, então você acerta a mesma coisa e a nota pode variar até 80 pontos… 80 pontos é muita coisa. Então, é uma das coisas mais injustas na prova do Enem, na minha opinião. E um dos motivos que eu muitas vezes eu acabo recomendando vestibulares.

No seu treino em casa, você tem que focar nas questões mais fáceis, você tem que saber deixar as mais difíceis pra depois, se der tempo, às médias e mais complicadas pra fazer num segundo momento, depois das fáceis. Então tem que treinar muito, principalmente em matemática e naturezas.

Então, essa foi a ideia dos sete pontos que os aprovados têm em comum. Me conta aí o que você achou, o que você vai tentar fazer mais e vamos conversar aí nos comentários. E por hoje é isso, bons estudos pra você. E continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê aqui no próximo post, tchau.