Ícone do site resumov

Ambiente de estudos: o que faz diferença?


Você com certeza já escutou aquela história de que você é a média as 5 pessoas que você mais convive… E isso é verdade.

Hoje a gente vai analisar isso, como você pode mudar o seu ambiente para ser melhor para estudar, para você conseguir atingir o alto desempenho nos estudos. Porque não basta ter a melhor estratégia, você tem que ter esses fatores alinhados também com onde você quer chegar.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Sabe o que os peixinhos fazem quando vem uma onda muito forte? Eles se deixam levar. Então, quando você mergulha, você vê isso. Quando vem uma onda muito forte, ele se deixa ir pela força dar água e não resiste. Isso é uma coisa interessante, porque ele está em uma ambiente em que a força dele não é nada perto da força da água. Então, alguns peixes escolhem ficar nas águas calmas e outros ficam nessa loucura, sendo levados pelas ondas fortes.

E para que eu estou falando isso? Porque é muito mais fácil escolher o ambiente em que você não é tão levado pelas ondas, do que continuar no mesmo ambiente lutando contra o que está acontecendo ao seu redor. Essa é a ideia do vídeo de hoje, vamos a ele!

O primeiro grupo que vai ter um impacto enorme no seu desempenho são as pessoas. Logo, são as pessoas que você vê, que você convive, que fala todo dia, incluindo as que você fala online. Dessa forma, a solução vai ser drástica, eu quero que em cada interação você pense:

Isso aqui está me ajudando a continuar indo atrás dos meus sonhos, ou está me atrapalhando?

Por exemplo, será que esse amigo que toda hora fica reclamando de alguma coisa, será que isso está sendo bom?

Portanto, a primeira coisa vai ser pensar nisso. Às vezes pode ser os seus pais, pode ser amigos fortes mesmo. Nesse momento, é legal falar menos com esses amigos.

É bom você se rodear por pessoas otimistas e por pessoas que sabem que elas vão estudar, que sabem que não tem problema estudar muito, e que sabem que vão chegar lá, pois elas estão focadas, disciplinadas. Esse é o tipo de pessoa melhor para você conviver.

Eu lembro que uma vez eu estava estudando um livro na biblioteca do ITA e uma amiga veio e falou assim:

Nossa, mas você está estudando isso? É tão fácil! Não é possível que você precise estudar isso.

E aquilo foi horrível, porque eu não sabia nada daquela matéria e eu tinha achado interessante, e eu queria aprender. Mas isso me fez ficar com vergonha de estudar. Porque pensa comigo, todo mundo quer ser inteligente, mas ninguém quer ser esforçado, dá até vergonha de você ser esforçado, quando é esperado que todo mundo seja inteligente. Então, isso é uma viradinha na questão da mentalidade, porque a mentalidade é exatamente isso, você dá o seu esforço para obter o resultado.

Quando isso aconteceu, eu fiquei meses (talvez até anos) com essa ideia de que eu deveria ser capaz de aprender o que estavam passando na aula ou um dia antes da prova e não precisar estudar, e que estudar não seria uma coisa boa nessas matérias. Isso foi uma coisa que me atrapalhou muito, porque eu gostava muito dessa matéria e eu queria ter seguido essa área, mas acabou que eu não fiz e esse foi um dos motivos.

Então vamos encontrar pessoa que te influenciam positivamente e aproveite para ser influência positiva na vida delas também, porque uma coisa que acontece é que quando você incentiva outras pessoas, acaba que você é incentivado também. Logo, esse ato de ajudar outras pessoas, de incentivar, é uma coisa que vai ficar pra você também.

Eu sinto isso todo dia, quando eu incentivo aqui você a dar um gás no seu sonho e você escreve no comentário para mim, é muito bom.

Portanto, esse foi o primeiro ambiente, que é o ambiente das pessoas.

O segundo ponto, vai ser seu ambiente físico, que é onde você estuda. Logo, vai ser a sua mesa, vai ser o seu quarto, a sua cama, onde você estuda. Não precisa fazer nenhum Feng Shui, nada muito complicado, mas tem que ser um negócio que você senta e te dá uma energia boa, que você goste do que está fazendo. Para isso, não pode estar bagunçado, não pode está aquela zona, o seu material tem que está bonitinho/organizado, o mesmo para suas apostilas.

É muito importante que tudo esteja organizado e fácil de abrir, fácil de  abrir, fácil de achar, porque se para fazer uma prova antiga, você precise procurar em uma pasta com cetenas de papéis, você não vai querer fazer aquilo. Tem um negócio chamado fricção, que vai ser essa energia inicial que você vai ter que vencer para ir lá pegar essa prova.

Dessa forma, tente fazer o seu estudo o mais fácil possível, o mais fácil de estudar em uma mesa organizada, sem barulhos, etc.

Uma ideia é sair para estudar, se você estuda em casa, então, você vai para o shopping, para uma cafeteria ou para um parque. Cria esses ambientes, pois ao você estudar em vários lugares, a memorização não acontece só em um lugar, então você vai ver outras coisas que vão te lembrar. Por exemplo, você está estudando um assunto embaixo de uma árvore e fica aquela conexão, e quando você lembrar:

Ah isso aqui eu estava estudando embaixo daquela árvore…

…aquele assunto talvez venha. Então, tem até essas nuances ao mudar de ambiente.

Portanto, a ideia vai ser estudar em uma biblioteca, estudar na sua mesa arrumada, no cursinho, mas, de vez em quando, vá estudar em uma praça de alimentação ou em um lugar mais movimentado, porque é assim que vai ser o dia da sua prova, e treinar com essas distrações vai ser legal, mas deixa para fazer isso só de vez em quando, não todo dia.

O terceiro ponto para você ter um ambiente muito bom, vai ser o que você consome, ou seja, o que você lê, o que você assiste, o que você compartilha, o que você pensa… Então, por exemplo, você está no facebook e só tem grupo que não ajudam em nada, é nesse nível que você fica presa, você tem que sair desse grupo e se levar pra algo melhor.

Siga pessoas que te inspirem de alguma forma, que te incentivem aí atrás do seus sonhos, assista vídeos assim, filmes, etc. Vou até deixar duas indicações de livros:

O primeiro é “O obstáculo é o caminho”, que é um livro fantástico. Ele é baseado no estoicismo, que é uma corrente da filosofia que não quer discutir pelo em ovo, eles querem discutir coisas práticas. Portanto, como você lidar com obstáculos, situações difíceis, com coisas que não dão certo. A ideia vai ser pensar que o obstáculo faz parte do caminho, é algo que te fortalece. Como você vai lidar com isso vai fazer toda a diferença.

Esse é um livro que eu recomendo muito, e ele pega exemplos muitos bons, pega análises históricas de pessoas que você nunca imaginaria que passaram por tantas dificuldades.

O segundo livro vai ser “Mãos Talentosas”, do Ben Carson. Ele conta a história dele desde criancinha, desde a escola. É legal ver que ele era um péssimo aluno, em que não gostava de estudar, só gostava de brincar e jogar bola. Depois ele decidiu começar a estudar, porque isso aqui não está dando certo. Então, ele conta como ele estudava, como ele se esforçava, e como ele foi do pior aluno da sala para o melhor aluno. É uma história muito boa, muito inspiradora!

Logo, as 3 dicas para ter um ambiente muito bom para estudar vão ser:

  1. A questão das pessoas. Quem te rodeia, seus amigos, as pessoas que você convive online, que você conversa em grupos.
  2. Depois o seu ambiente físico. Seu quarto, a sua mesa, o seu material de estudo, tudo isso que te rodeia. Às vezes até uma caneta, você não saber onde tem uma caneta…
  3. E por último vai ser as pessoas que você segue, os vídeos que você assiste, o que você está toda hora pensando. Você segue pessoas que te elevam? Que te fazem crescer? Ou você só segue pessoas que só te jogam pra baixo, como se não fosse alcançar os seus sonhos.

Dessa maneira, alinha tudo isso com o que você quer fazer, porque tudo isso vai ajudar.

Quando eu penso na minha vida, às vezes em que eu não consegui algo que eu queria, que estava muito difícil, com aquela sensação de “olha, como isso é difícil”, sempre uma dessas 3 coisas estava errada. Então, ou meus amigos eram muito negativos, ou meu ambiente estava uma bagunça, ou eu não seguia pessoas inspiradoras, ou eu não tirava esse tempo para ler alguma coisa que eleve a alma.

Portanto, essa são 3 dicas que eu acho muito boas, que eu uso na minha vida mesmo, e eu espero que seja útil para vocês.

Se você gostou desse vídeo, deixe uma curtida e um comentário. No comentário, me conta o que desse ambiente é difícil para você, o que você pensou agora que você vai mudar. Me conta isso agora, eu quero saber.

Bons estudos para você e até o próximo vídeo 🙂