Ícone do site resumov

A principal dica de COMO RESOLVER QUESTÕES DO ENEM MAIS RÁPIDO


Hoje eu vou falar uma técnica para conseguir resolver questões mais rápido! E é uma das técnicas do treinamento gratuito, que eu preciso falar aqui também.

 Como fazer questões mais rápido? A primeira coisa vai ser começar lendo a última frase, a última oração, aquele último pedacinho antes das alternativas!

É isso que você vai fazer. Então em vez de começar lendo o texto, lendo aquele enunciado gigante do Enem, você vai ler a última frase; e não é nem o último parágrafo, é a última frase mesmo! E isso vai te dar uma ideia do que a questão quer.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

 Às vezes, você pode ler lá em cima, um monte de coisa que não tem nada a ver, que não é necessário para resolver a questão; e quando você chegou lá embaixo, as coisas que você leu, que são necessárias, você já esqueceu; porque não teve seletividade nas informações.

 Já quando você lê a última linha primeiro, você volta lá em cima com laser, focado no que é mais importante, e você deixa passar o que não é importante; então você foca no que é mais importante, mantendo a memória de curto prazo, que vai ser aquela necessária para conseguir resolver as alternativas. 

Então vamos combinar, primeiro você lê a última linha, a última coisa, o que a questão quer exatamente?

Isso vai te fazer resolver muito mais rápido! E uma ideia pode ser também ler primeiro essa linha e depois pegar as palavras-chaves nas alternativas, você vai “escaneando” assim as alternativas, procurando palavras-chaves, procurando expressões importantes que vão ser necessárias quando você for ler o texto, isso claro, em uma questão de humanas ou de português.

 

Nas questões de matemática, de física, você vai precisar basicamente da última linha e depois voltar no texto, ou voltar no enunciado maior para conseguir desenvolver o raciocínio pra conseguir montar o problema e todas aquelas etapas que eu falei no treinamento gratuito para o Enem, que você pode entrar por aqui.

 E uma dúvida que você pode ter é: e se for uma questão de humanas ou de linguagens que tem um texto para duas questões, para três questões, qual vai ser a ideia?

Você vai em cada uma das questões, lê a última linha, pega a ideia do que a questão quer e você pode passar o olho nas alternativas pegando palavras-chaves; então você faz isso com a primeira questão, depois com a segunda questão, depois com a terceira… E depois você sobe e lê o texto!

Então você já vai ler o texto com outros olhos, indo direto para o mais importante, com foco sniper no que mais é necessário para resolver as questões, e isso vai te economizar muito tempo de prova, e essa é a ideia aqui!

 Então hoje é isso, e eu poderia ter falado dez dicas de como resolver questões mais rápido, mas eu decidi focar na principal, naquela que salva, naquela que vai fazer você passar menos tempo em cada questão!

 E pensa comigo, se você passar 30 segundos a menos em uma questão, ou um minuto a menos em uma questão, você vai ganhar muito tempo no final da prova para fazer mais questões, para voltar em questões que você pulou, para rever contas, rever questões que você já fez e pode ter errado algum detalhe; então esse tempo é primordial, esse tempo super importante!

 E agora seguindo essa dica, de ler primeiro a última frase, você vai mais longe, você vai resolver em muito menos tempo e vai conseguir acertar mais questões, que é a ideia toda aqui!

 Então é isso, muito obrigada por assistir e me conta nos comentários o que que você achou dessa dica. Será que isso vai te ajudar? E uma ideia é você treinar isso agora, então treina enquanto você estiver fazendo listas de exercícios, quando estiver fazendo provas; porque assim você vai ver aplicação dessas técnicas.

E pra ver todas as técnicas, entre no treinamento gratuito! Então hoje é isso, um vídeo rapidinho e a gente se vê na semana que vem, tchau!