Ícone do site resumov

A Melhor Forma de Começar a Estudar


Para quem vai estudar 6 horas por dia, 5 dias por semana, o que é melhor: 10 matérias, 3 horas cada, ou 12 horas de Matemática, 8 horas Biologia, 5 horas História, 5 horas Redação e pronto. A gente tem a ideia de que o estudante que vai passar é superequilibrado, é alguém que estuda bem todas as matérias, não deixa nada de lado, que dá conta de tudo. Mas será mesmo?

Imagina que você é essa pessoa que estuda 6 horas por dia, 5 dias por semana, ou seja, 5 vezes 6, 30 horas semanais de estudo. E se você foi dividir por 10 matérias, você vai ter umas míseras 3 horas por matéria.

Para a Filosofia está ótimo estudar 3 horas. Você vai aprender muitas coisas e se pensado um ano você vai virar expert em Filosofia, mas e em Matemática? E em Química? E em Física? E Biologia? 3 horas não é nem perto de ser suficiente. Você não vai nem acompanhar o curso.

Assim, você pensa: Não, então vamos aumentar Matemática, diminuir Filosofia, mas e Química, e Física? Não, vamos aumentar a Química também, Física também. E agora, o que vai acontecer?

Para essa conta fechar, você vai ter que ajudar mais 14-16 horas por dia para conseguir estudar necessário em todas essas matérias. E a questão é que se você só estudar, não tiver lazer, descanso, você não vai aprender também e corre o risco de ter algum problema de saúde mental. E isso a gente não quer.

Solução

Dessa forma, qual é a solução? Sabe os patinhos atrás da mamãe pata? Pois é, você vai criar uma fila de matérias, assim como os patinhos. Por exemplo, o patinho um vai ser Matemática, o dois vai ser uma de naturezas, por exemplo, Biologia, patinho três Redação e o patinho quatro História.

Fila

Esse é um exemplo de fila para quem está começando a estudar, para quem não viu nada de Matemática e nenhuma das matérias e precisa ajudar da forma mais rápida possível.

Então, você prioriza Matemática, fica muito bem em Matemática, já vai entrando em naturezas com Biologia.

Os 3 Benefícios

Essa fila vai ter três benefícios: o primeiro é que vai enfatizar as matérias que mais aumentam a nota. Então, por exemplo, se você pegar medicina na UFMG com média simples, Matemática vale três vezes Física, três vezes Química, três vezes Biologia. Não faz sentido estudar Matemática e Física por igual.

O segundo benefício é que você vê o pré-requisito primeiro e pensa em Física Cinemática, não tem como resolver as questões sem saber aritmética, função afim, função quadrática e às vezes até o Y do vértice. Ou Físico-Química, em estequiometria, aqueles sistemas, imagina fazer isso sem saber equações ou sistemas.

O terceiro benefício é que, ao ter uma fila, você tem clareza de qual é o seu objetivo naquele mês. Quando você acorda de manhã, você coloca a matéria mais importante no seu melhor horário. Então, por exemplo, você acorda de manhã e já sabe: manhã é para Matemática. Assim, você não perde o foco, e a consequência disso é que você evolui mais rápido.

É totalmente ao contrário daquele plano de estudos que seguem por aí em que você tem todas as matérias, vários assunto.

Ideia da Fila

Então a ideia da fila é mesmo que em vez de espremer aquele principal e assim aquele conteúdo que vai fazer você passar no tempinho que der, a ideia é colocar uma super importância, maior tempo, os melhores horários para você ver a maior evolução.

E se você está começando a estudar, imagina só em alguns meses a sua evolução em Matemática, estudando tanto tempo por semana. E aí, claro, também a gente não vai ir por um outro lado, no máximo duas horas e meia por dia por matéria.

4 F’s do Sniper.

E a fila é o primeiro F do Método 4F do Sniper de Questões. Os outros F’s são: Fórmula que é como estudar cada matéria, então como estudar Matemática? Como estudar Biologia, como estudar Física, como estudar História. Depois o Fluxo, que é como se planejar, então, como fazer a sua linha do tempo de hoje até a prova, depois como estudar. E o próximo degrau é a Reta Final, então, sua estratégia de prova, por exemplo. E isso tudo faz parte do Método Sniper de Questões.

E assim, é claro que eu dei o exemplo para quem está começando a estudar, mas ela pode ser adaptada para você, para o seu nível, de repente Matemática não é mais a matéria um para você, pode ser Física, pode ser Biologia, pode ser História, então isso tudo precisa ser adaptado para sua rotina.

Portanto, essa é a ideia para hoje, então muito obrigada por acompanhar e continua indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Até o próximo post.