Ícone do site resumov

6 Livros de Auto-Ajuda que NÃO são péssimos


Você paga trinta reais em um livro e ele te mostra formas diferentes de ver o mundo, te dá uma nova energia para lidar com as dificuldades e traz de volta o brilho nos olhos de ir atrás do que você tanto quer. Então hoje eu queria recomendar seis livros que fizeram exatamente isso pra mim. 

Limites Internos

O primeiro é Limites Internos, do Steven Pressfield. Ele fala sobre uma coisa muito interessante que aparece quando você tem um objetivo, que é a resistência. Que é essa vontade de se afastar do que você precisa fazer, a procrastinação; é enrolar, é não fazer o que você quer fazer. Ele vai fundo em como isso aparece, porque isso aparece, como lidar com isso. Inclusive, eu recomendo todos os livros dele e são curtinhos, você lê em duas horas. E se seguir regras da leitura dinâmica, até menos.

A Grande Magia

O segundo livro é Grande Magia, da Elizabeth Gilbert, que é a mesma que escreveu Comer, Amar e Rezar. Aqui ela fala sobre a vida criativa, os obstáculos que você tem, medo, a preocupação, e como lidar com tudo isso. Então quando você é, por exemplo, um artista, e você não sabe se vai dar certo, você não sabe se vai ter inspiração, você não sabe nada. Você não sabe nem se vai ganhar dinheiro. Assim, como você vai lidar com todas essas incertezas? E eu acho que isso se aplica muito aos estudos. 

Na prática, você se entrega a uma confissão suposta, que você nem sabe se vai conseguir. Então você estuda para o vestibular, não sabe se vai passar, não sabe quando você vai passar e o que vai acontecer na sua vida. E de uma forma que é muito parecida a um artista. E ela fala até uma analogia muito legal, que é a do carro. Logo, a sua vida, nesse percurso de artista, ou de estudante, é como se você fosse num carro com duas pessoas, duas companheiras, sempre, uma é a Coragem e a outra o Medo. Dessa forma, você não pode deixar o Medo dirigir o carro, você não pode deixar o Medo ficar falando demais. Às vezes, você pode até escutar, mas… Vamos mudar de assunto! Você não pode deixar o medo nem trocar a música. 

Então, é muito interessante como ela faz essas analogias e é cheio de histórias pra explicar cada conceito e é uma ideia muito diferente de como funciona a criatividade. Eu acho que super vale à pena, eu adorei! Todas as vezes que eu li esse livro é sempre positivo e eu acho que super dá pra se aplicar em outras áreas, que não seja criatividade. Mesmo porque, você pode viver a vida como uma obra de arte, como algo criativo.

Sem Esforço

E o terceiro livro Sem Esforço, do mesmo autor de Essencialismo. Às vezes a gente acha que, quando quer algo muito difícil, muito concorrido, é preciso batalhar muito, trabalhar muito, estudar muito, se entregar e fazer só isso dia e noite… Sendo que, às vezes, não. Às vezes, se você priorizar o mais importante e tiver o esforço suficiente, dá certo também.

É a até o subtítulo do livro: Torne Mais Fácil o Que é Mais Importante. Então, ele mostra muito bem como, você priorizar o que é mais importante na sua vida em geral, mas isso, é claro, pode-se aplicar também para um projeto, para os seus estudos. E como ter o esforço na medida certa, nem muito, nem pouco. Porque muito, às vezes, tudo se desequilibra e você não consegue manter esse esforço por muito tempo. E pouco esforço, também, você não evolui. Logo, como fazer um equilíbrio entre esses dois lados? E é isso que esse livro traz. 

O Obstáculo é o Caminho

O quarto livro é O Obstáculo é o Caminho, do Ryan Holiday. E uma das ideias principais é lidar com as dificuldades que vão aparecer no caminho. Então, mesmo fazendo tudo certo, tendo todas as estratégias, sabendo o que priorizar, vão aparecer dificuldades, vão aparecer coisas difíceis, que você vai ter que superar.

Assim, como lidar com elas. Como lidar com os seus pensamentos enquanto isso e ver que várias pessoas já passaram por coisas similares e conseguiram superar. Desse modo, é um livro bem baseado no estoicismo. Inclusive, a frase “O impedimento à ação, avança a ação” ou “O que está no caminho, torna-se o caminho”, do Marco Aurélio, é meio que dar o fundamento do livro.

Nessa ideia, de que a dificuldade, a própria dificuldade, se torna o caminho. Você se torna mais forte, maior, ao lidar com essa dificuldade e isso vai ter repercussão lá na frente. E é um livro que, às vezes, não vale à pena você ler tudo de uma vez. Você pode ler um pouquinho a cada semana, sabe. Está passando por um momento difícil, vai lá e lê um capítulo ou algumas páginas e eu acho que funciona muito bem, assim, meio que aquela dose de inspiração diária, de você ver pessoas superando dificuldades e como você pode trazer isso pra sua própria vida. E muitas vezes também, transformar dificuldade em oportunidade.

Hábitos Atômicos

O quinto livro é Hábitos Atômicos. Eu já falei várias vezes aqui no canal, já fiz vídeos sobre isso; mas é um dos melhores livros de hábitos e produtividade que existem. Você descobre como descobrir hábitos ruins, como criar bons hábitos, o poder de melhorar um pouquinho todo dia, qual é a diferença que isso trás no longo prazo. Porque a gente sempre acha que tem que fazer uma mudança drástica; mas melhoras incrementais já traz uma mudança enorme.

Pode fazer uma diferença nas suas escolhas, nos seus hábitos, nos processos que você tem. E outro ponto, como o ambiente influencia os seus hábitos. Então, uma forma bem clara, é alguém que quer uma alimentação saudável e essa pessoa só tem biscoito no armário. Será que vai dar certo? Então, a mesma coisa é alguém que quer estudar, mas só vive nas redes sociais, com a televisão ligada, computador no Facebook. Será que vai dar certo também? Acho que ninguém usa mais Facebook, mas enfim. 

Então, se você já leu, vale à pena reler; ou, pelo menos, alguns capítulos, algumas partes, pra sempre ter isso em mente e não se deixar sucumbir a maus hábitos. 

A Alma Indomável

O sexto livro é A Alma Indomável, é um tesouro escondido, assim, que ninguém fala sobre isso. Não sei se você já percebeu, mas tem uma voz que fala dentro da sua cabeça e às vezes ela fala de um lado, às vezes do outro, uma preocupação, um medo. E ele mostra que a gente pode ver essa voz como um colega de quarto. E esse colega de quarto está sempre ali falando, reclamando e se preocupando. E você pode ver como uma outra pessoa. Não é você. Você é o observador desses pensamentos.

Então, você não é seus pensamentos, você não precisa seguir esses pensamentos, você não precisa fazer o que ele fala pra você fazer. Esse é o começo do livro. Já é um livro que vai pro lado da espiritualidade, de autoconhecimento, meio que com uma pegada de religiões orientais. É muito interessante e me marcou muito. Foi um dos primeiros livros que eu li mais sobre espiritualidade e continua sendo um dos favoritos. Inclusive, se você quiser mais livros nesse tema, me conta aí nos comentários que, de repente, eu posso fazer um específico.

E aí o Michael Singer tem outros livros, como A Entrega Incondicional, que também é muito interessante. E eu acabei lendo em inglês, mas eu super recomendo.

Então, continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem!  E a gente se vê aqui, no próximo post, tchau!