Ícone do site resumov

Saiu do cursinho, estudou MENOS e passou em Medicina na UFMG ampla | Enzo Pallone


Oi, sou o Enzo, passei em medicina na UFMG (Ampla Concorrência) e minha média foi 821.

Susane: Como foi o caminho para passar?

Enzo: Tive um ensino médio mediano. Só estudava exatas e o resto tirava 6, 7 pontos. Fiquei quatro anos no cursinho, se tivesse estudado certo, teria passado mais cedo. No início tentei direto, mas meu foco era medicina. No primeiro mês de cursinho, na sala de aula, eu tive crise de ansiedade, falta de ar, pois muitos alunos ali queriam medicina e eu não sabia nada do conteúdo, sendo que não usava método nenhum. Eu sempre me comparei muito com os outros, mas na verdade, o meu principal adversário, sou eu mesmo. Em 2018 fui para um cursinho mais tranquilo, mais humano, mas cometi um erro, tem um vídeo no seu canal, que é o deixa os alunos no cursinho por três ou quatro anos. Aos finais de semana, eu não estudava, e no ano de 2019, eu tinha aula de quarta e sexta, de tarde. Em Maringá são apenas 10 vagas, fica no páreo com a UFMG, pois na cidade tem muita gente para poucas vagas. Nesse ano de cursinho, eu adotei um método que se, eu estou com sono, a culpa é minha, não existe matéria chata, não tem professor ruim. Em 2020 decidi fielmente seguir o SNIPER DE QUESTÕES, em abril, onde optei por fazer provas, listas de exercícios e percebi que foi um estudo menos desgastante.

Susane: Quais provas você fez?

Enzo: UEM, UNESP E ENEM. As lives do SNIPER DE QUESTÕES sempre me acalmavam e você sempre falava que estava certo. Isso me ajudou muito nas revisões, a minha preocupação era somente saber quais provas iria fazer naquele mês.

Susane: As listas de exercícios você fazia com tempo ou sem tempo?

Enzo: Isso dependia muito da minha energia no dia, quando estava com bastante energia, eu fazia completa. No ENEM, fazia tudo de uma vez, pois é mais complexa a prova.

Susane: Você vê que fazer provas, não é somente fazer provas, mas você vê seu erro.

Enzo: Isso mesmo, é onde você encontra muitas coisas boas quando você faz provas antigas. Quando ia mal, me dava energia para continuar fazendo as questões que tinha errado e quando acertava, era um gás a mais para continuar.

Susane: Teve algum momento que você ficou para baixo?

Enzo: Tiveram seus altos e baixos, eu estudei três horas. Mas eu gostei muito deste método de resolver questões, então sempre fazia questões com meus amigos, era sempre um aprendizado a mais, sendo que eles voltaram a estudar pelo método tradicional e eu resolvendo questões. No período de junho e julho, fiz maratona de humanas e no mês de agosto fui fazer questões de humanas, foi onde errei muito, mas logo depois melhorei.

Susane: A gente tem uma percepção do aluno perfeito, mas na verdade não é assim.

Enzo: Eu sempre procrastinei, eu sabia como era o estudo perfeito, mas não conseguia fazer este estudo, não é preciso se cobrar tanto, pois você pode ficar para baixo e isso poderia ser ruim. Eu usava o cronograma como despertador, era onde ele me guiava pelos estudos.

Susane: O seu desempenho estava aumentando com o passar do ano, mas tinha vezes que caia. Isso acontecia nas provas?

Enzo: Acontecia nas provas e nas horas de estudos, tinham provas que caíam muito. Às vezes estudava um monte, mas nas provas eu não acertava muito, na hora fiquei nervoso, mas isso me motivava para estudar mais.

Susane: Você lembra do seu desempenho em 2019, no ENEM?

Enzo: Sim, fiz 30 em natureza, 32 em matemática, 37 em linguagens, 35 em humanas e na redação fiz 840 pontos, porém, nunca fui bem em redação, mas na quarentena pratiquei bastante. Logo, assinei uma plataforma de redação e foi onde comecei a fazer umas 25 redações mais ou menos e isso foi muito bom e em 2020 fiz 980 pontos. Como não focava somente no ENEM, eu conseguia fazer matemática e naturezas, que querendo ou não, são as matérias que mais pontuam no ENEM.

Susane: Como foi em 2020 os acertos.

Enzo: Fiz 35 em natureza, 37 em linguagens, humanas fiz 41, matemática fiz 42, somando foi 928 pontos, foi onde priorizei a matéria que mais ganha ponto e mais 980 pontos em redação, tendo a média final foi 821 pontos e fez toda a diferença, matemática e redação.

Susane: Você fez somente ENEM ou fizestes outras provas?

Enzo: Sim, fiz UNICAMP, FUVEST, ENEM e UNESP. Nesse período que fui fazer as provas, em São Paulo, meus familiares pegaram covid e acabou que não retornei para casa, fiquei em hotel e logo depois fui para casa da minha namorada, mas não era a mesma coisa, eu realmente queria voltar para casa. Foi quando fiquei nervoso, fui para a prova tenso, mal, mas pelos menos consegui tirar o peso da prova e no final valeu tudo à pena, deu tudo certo.

Susane: Depois que tudo passou, você chegou a ver seu gabarito? Você esperava passar ou foi surpresa?

Enzo: Foi surpresa por causa da redação, sempre fui mal, mas se eu faço 880, eu não entro. Eu estava com um acerto bom, é padrão, mas mesmo assim eu estava com medo. Eu não estava esperando, logo, comecei a estudar aqui para as provas do Paraná.

Susane: Quando saiu o resultado da nota, você achou que deu?

Enzo: Reprovei em 30 vestibulares, logo que saiu o resultado, meus pais choraram, pensei que tivesse somado errada minha nota, mas mandei para minha namorada e ela somou e deu a mesma nota que eu.

Susane: Mas na hora que saiu, foi festa na sua casa?

Enzo: Sim, eu estava dormindo, pois estava ansioso, tinha insônia de vez em quando. Eu passei, mas estava longe do estudo perfeito, o estudo ideal.

Susane: Você escolheu a UFMG? Você gostou da ideia? Vai se mudar para lá?

Enzo: Sim, eu sou de Maringá, mas nasci lá, meus familiares moram lá e minha avó está doida para que eu chegue logo.

Susane: Para gente ir encerrando, quando você pensa na sua trajetória ou pelas pessoas que você conhece e que ainda está tentando, quais as dicas que você deixa ou se preferir quais erros não cometer para quem está estudando?

Enzo: O principal é não fazer o que fiz nos dois primeiros anos de curso, mas você pode pegar o que fiz no ano de 2020 e pode aplicar, sem medo. Tente procurar um estudo mais ativo, fazendo listas de questões. Eu recomendo muito o SNIPER DE QUESTÕES, ter isso em mente, não se cobrar tanto, pois os que mais passam, não são gênios, basta ter estratégia de estudos.

Susane: Muito obrigada, Enzo. Foi sensacional sua entrevista, muitas dicas para o pessoal. Qual seu instagram?

Enzo: é @enzonaufmg. Quem tiver perguntas, pode perguntar, estou de férias, então respondo na maior felicidade.

Susane: Tudo bem bom na sua faculdade nova. Boas férias!

Enzo: Foi um prazer estar aqui, foi uma realização.