Ícone do site resumov

3 fases do estudo pra passar em vestibulares concorridos


Pra passar rápido ou de primeira em um vestibular que as pessoas demoram 3, 4 anos você precisa saber como estudar. com uma estratégia eficiente de verdade.

Então hoje eu vou te mostrar uma analogia das etapas do estudo como um vídeo game.

FASE 1

A fase 1 é a fase que você começa a estudar, é a fase que você ainda não sabe nada, que você está se familiarizando com os conteúdos e está começando a estudar, é a fase que as pessoas se sentem mais perdidas, porque você olha lá o nome dos assuntos e você nem entende. Então essa é a fase 1, a fase de só estudar matéria nova, ver uma prova ainda é impensável, parece grego pra você.

FASE 2

Já a fase 2, é a fase em que você está mais maduro na matéria, você já viu a maior parte dos conteúdos ou você já viu aqueles conteúdos mais frequentes, e aí você consegue pegar uma prova anterior, ler os enunciados e saber do que se trata, embora você ainda não consiga resolver direito.

FASE 3

Já a fase 3, é uma fase que você só foca em provas antigas. Então você está assim muito perto do nível da prova, é mais uma de questão de aparar algumas arestas, porque, realmente, pra passar em medicina você precisa praticamente gabaritar a prova, então essa fase 3 é o que vai te levar lá.

Este post está em formato de vídeo abaixo:

E aí, pra passar rápido, pra passar de primeira:

você tem que passar de uma fase para a outra o mais rápido possível depois de adquirir o conhecimento daquela fase, entendeu?! Então em vez de ficar repetindo uma fase várias vezes no vídeo game, você passa logo pra outra.

Então pra isso, você precisa, em cada fase, descobrir os atalhos que te levam da fase que você está, pra fase seguinte.

O ideal é que você vá da fase 1, pra fase 2, pra fase 3; mas o que acontece na verdade, é que as pessoas dão voltas, e em vez delas irem pra fase 1, pra fase 2, elas ficam pra sempre na fase 1, ou ficam pra sempre na fase 2 e ficam dando voltas e voltas, e nunca chegam no objetivo. É como se um caminho que poderia ser reto, fosse agora todo cheio de voltas, e essa não é a ideia, então a gente vai voltar pra linha reta da fase 1, 2 e 3.

Agora entrando em detalhes em cada fase, a fase 1 é aquela mais desesperadora, a fase que você não sabe nem o que fazer. Você senta para estudar e não sabe o que é melhor, se é melhor estudar pelo livro, pela videoaula, pela apostila; você está completamente perdido! Então essa fase 1 é a que você vai pegar a base, você vai pegar os principais conteúdos, é a que você vai fazer as listas de exercícios desses conteúdos.

É como se você fosse fazer uma casa, e a fase 1 fosse preparar o terreno e fazer a fundação. É engraçado que você não entende nem os nomes das matérias. Então, por exemplo, você lê lá eletrostática, você não sabe nem o que é.

Conforme vão passando os meses, você já vai tendo uma ideia mais clara dos conteúdos ou mesmo do nome das matérias. Então eletrostática, você já sabe que é uma coisa parada e alguma coisa de elétrica. E aí, você já começa a entender o que são as matérias e qual a relação entre elas.

A fase 2 vai ser quando você já viu a maioria dos conteúdos, ou assim mais da metade dos conteúdos, ou aqueles mais úteis, e esse é o momento de fazer provas antigas.

Não espere terminar a matéria, É pior coisa que você vai fazer.

E fazer essa mudança da fase 1 para fase 2 pode parecer um passo enorme, porque sempre na escola falam que os mais importante é terminar a matéria, é estudar tudo, é aquela história de matéria dada, matéria estudada e você nunca tem tempo de fazer outras coisas, nunca tem tempo de fazer as provas, que são as partes mais importantes do estudo

Ao ver mais ou menos metade dos conteúdos, ou aqueles mais frequentes, você já começa a fazer provas, e aí você pode até pegar prova, você faz só as questões do assunto que você já estudou e separa as que você não viu. Então, você circula as que você não viu, pra fazer depois; e entre as que você fez dos assuntos que você estudou, você separa as melhores questões. Então quando for a melhor questão você circula e marca um ‘’x’’, quando for só pra fazer de novo você só circula. Encontre um padrão para separar essas questões na prova.

É claro que o ideal é fazer todas as questões do mundo, fazer listas e listas, mas a gente não tem todo esse tempo, a ideia das provas antigas é justamente encurtar esse tempo pra passar. Isso vai ser um pouco desconfortável, você vai ver que vai errar toda hora.

A fase 3 é a que você fala assim:

 

É a fase em que você decide fazer logo muitas provas antigas, é a fase que você segue um dos métodos que eu falei aqui nesse vídeo, de como organizar provas antigas, uma antiga a cada dois dias, ou provas picadas por matérias.

É o momento em que você dá o salto maior para sua aprovação, que é quando você passa a focar a maior parte do seu tempo nas provas. Só que quase  ninguém passa para a fase 3, todo mundo fica ou na 1 ou na fase 2, até alunos que estão há 3 anos no cursinho não tem confiança pra passar pra fase 3.

Esse é um dos motivos pra eu ter criado esse canal, por ver tanta gente estudando tantos anos de forma errada. Então, se você já viu a maior parte dos conteúdos, não tem porque você continuar vendo matéria nova, passe logo pra fase 2 ou pra fase 3.

 

Então, os dois erros que te impedem de passar de primeira ou rápido no vestibular são:

Um detalhe é que você pode estar na fase 1 em uma matéria e na fase 2 ou 3 em outra, então você pode está na fase 1 em matemática e na fase 3 em história, mas pra passar, o ideal é que você esteja na fase 3 em todas as matérias.

Você pode ver essa ideia de fases em todas as preparações de alto desempenho. Um atleta um ano antes da prova, ele se prepara de um jeito, 6 meses antes, de outro e uma semana antes, de outro jeito. Essa é a ideia aqui, mudar como você se prepara para você ficar o mais bem preparado pra você ganhar medalha de outro na sua prova. Lembra sempre que 95% das pessoas dão voltas e voltas e voltas quando elas poderiam ir reto, e você é um que vai reto agora!

Então, hoje nós vimos que pra passar rápido em medicina, aí tanto no ENEM quanto nos vestibulares tradicionais, você tem que ter uma estratégia. E a melhor é encarar a preparação como um vídeo game, que vai ter as 3 fases e você precisa passar de uma fase para outra o mais rápido possível.

Na prática, você precisa ter a preparação mais sólida possível em cada uma das fases. Então na fase 1 estudar bem a base, na fase 2 intercalar bem a base com as videoaulas, e na fase 3 chegar no nível da prova.

 

No próximo vídeo, vamos ver qual é a hora certa de passar pra próxima fase.

E agora me conta, em qual fase você está?

Você está começando a estudar?! Você tá meio perdido na fase 1?

Ou você já está incluindo provas antigas, já tá bem direcionado na fase 2?

Ou você já está focando 80% do seu tempo nas provas antigas?

Me conta nos comentários, até o próximo vídeo.