Ícone do site resumov

#099 – Mentalidade Certa para Recomeçar nos Estudos – com Gabriela Redondo


Podcast do Resumov no Google Podcasts ou iTunes, Spotify

Esse é um podcast pra você que está vivendo a maratona de vestibulares e lidando com uma grande mistura de emoções, dúvidas e expectativas nessa fase do ano!

Meu objetivo é compartilhar as experiências que vivi e me ajudaram a ter força e ânimo pra seguir estudando tanto quando eu não passei, quanto eu estava fazendo a maratona de vestibulares no ano da minha aprovação.

Primeiro de tudo, ressalto a importância de cuidar da saúde mental para manter uma boa rotina e constância no decorrer dos estudos. Quando nós entramos no meio dos cursinhos, muitas coisas nos são faladas e nós criamos grandes estigmas que acabam se manifestando nas nossas ações do dia-a-dia. Eu mesma acreditava que, pra poder passar em medicina na USP era necessário esquecer o restante da minha vida, passando a viver apenas para o vestibular! Acabei criando rotinas que não me agregavam em nada, apenas sugavam minhas energias e me traziam sentimentos ruins.

Atualmente, pra mim, fica muito claro a diferença que ter um carinho pela minha própria pessoa, pela minha vida e pela minha saúde fez no decorrer dos meus estudos (tanto pré-vestibular quanto na faculdade). As provas envolvem não só o conhecimento, mas também, o preparo emocional.

E são as emoções que acabam tomando conta dos nossos pensamentos quando estamos em momentos de extrema exigência. Por isso, além de buscar ajuda profissional, ter apoio de pessoas queridas na rotina foi essencial pra mim. Permita-se ter momentos de descontração, converse com seus amigos, dê risada, viva momentos com as pessoas que você ama! Procure desligar a mente do mundo do vestibular e pensar em coisas que não tenham nada a ver com isso.

Nessa fase do ano, também é comum surgir uma preocupação muito grande com a concorrência. É impressionante a capacidade que nós temos de nos colocar pra baixo! Por isso, lembre-se sempre da sua trajetória, do seu esforço e de toda a sua dedicação. Nossa maior concorrência é com nós mesmos.

Além disso, o desânimo também bate forte na nossa porta! Tem momentos que chegamos a um ponto que parece não ter saída, nós nos fadamos ao fracasso. Eu mesma me pego me acostumando a viver desanimada, sem vontade de seguir em frente e vendo tudo de maneira negativa. Por isso, esteja sempre se lembrando dos seus sonhos, daquilo que você mais deseja conquistar ou realizar. Visualize seu futuro, veja você mesmo chegando ao seu objetivo. Uma ideia para se animar é ir conhecer a faculdade em que você sonha estudar, conversar com pessoas que estão cursando ou que trabalham na área que você deseja!

Lembre-se de que o vestibular não é algo totalmente negativo, afinal, é ele quem te levará até o seu sonho!!

Espero que vocês gostem desse podcast e que eu possa ajudá-los de alguma maneira!

Até a próxima!