Quem pesquisa cursinho online se depara com diversas opções, em várias faixas de preço e com diversas qualidades. Hoje vou falar do Kuadro,  que foi fundado por um colega engenheiro do ITA e por sua esposa bióloga,  com a visão de universalizar o acesso à educação de qualidade.
Eles começaram com a preparação para o ITA, mas agora cresceram e também preparam para o Enem e para as universidades top como USP e Unicamp, inclusive com turmas medicina.

Ontem visitei a nova sede do Kuadro.  Vi professores dando aulas ao vivo, monitores tirando dúvidas, naveguei na área privada do site, entendi como funciona a assessoria pedagógica. Enfim, fiquei impressionada com os resultados do trabalho e da dedicação da equipe.  Agora vou compartilhar com vocês minhas impressões de quem já estudou tanto pro ITA quanto pra medicina da USP e Unicamp.
Vamos começar pelo que você encontra ao acessar a área privada do site.

O aluno vê as disciplinas da sua turma (ITA, Extensivo ou medicina), em seguida vê os módulos das disciplinas, a maioria é composta por 8 módulos, cada módulo é dividido em várias sub aulas.

Cada uma dessas aulas possui vários vídeos e sua própria lista de exercícios, normalmente 25 a 35, exibidos em grau crescente de dificuldade.
Essa gradação de complexidade das listas é perfeita para facilitar o aprendizado e para deixar mais tranquilo o aluno que conseguiu fazer as primeiras questões mas teve dúvidas nas mais difíceis, porque ele vê que está aprendendo a matéria.
Sempre falo nos posts que o principal da preparação pra qualquer vestibular é resolver muitas provas antigas e fazer muitas questões, o problema é que quem está estudando não tem discernimento para escolher questões parecidas com as da prova. O Kuadro resolve isso pra você.
Dependendo da turma que você escolher (IME/ITA, medicina ou Extensivo), você vai se deparar com questões do mesmo nível das que virão na prova, nem abaixo, nem acima. Digamos que você quer medicina na USP, então você precisa treinar questões do nível da USP, a prova do Enem não serve, a prova do ITA também não serve. No kuadro você vai encontrar essas questões. Assim, o estudo fica muito mais certeiro. E o site dá pontos pra quanto mais questões você fizer ou por aulas que assistir.
 A maioria das questões tem resolução no site,  podem ser resolvidas pelos monitores ou mesmo pelos professores, estes resolvem em aula as questões que geram mais dúvidas. Pra quem faz o cursinho ou 3o ano o ideal seria acompanhar um módulo por mês, em média, pra que haja tempo de treinar resolução de prova e questões a partir de outubro. Entretanto, o aluno pode seguir seu próprio ritmo de estudo, o que em um cursinho comum seria impossível. Isso é importante porque devemos sempre lembrar que passar em um vestibular top pode requerer uma preparação de longo prazo, talvez leve 1, 2 ou 3 anos.
Uma possibilidade interessante é complementar as aulas do colégio normal com as aulas do kuadro, muitas vezes você precisa fazer a escola presencial porque não terminou o ensino médio, e encontrará no kuadro o conteúdo pensado para a prova específica. Uma opção boa é simplesmente substituir o cursinho pelas aulas online. Outra possibilidade é complementar o que está vendo no cursinho. Veja abaixo a revisão para a Unicamp, por exemplo.

O que me impressionou é que diferentemente da concorrência, o kuadro é realmente um cursinho online, ele não é só uma plataforma com vídeos, o kuadro tem os vídeos estruturados em um cronograma base, com simulados e listas de exercícios sensacionais. E mais ainda, há também uma peça chave que é a assessoria pedagógica.
Conversando com os alunos sobre como estudar melhor e com maior rendimento, percebi que essa conversa é fundamental para o desenvolvimento nas matérias e para o equilíbrio emocional dos alunos, mas essa orientação não está presente em muitos cursinhos. Já no kuadro, a equipe de assessoria mostra melhores técnicas de estudo,  auxilia na montagem do quadro horário, na organização dos estudos e dos materiais, levanta o aluno quando a motivação está lá embaixo, ajuda a ver a luz no fim do túnel sobre como estudar tanta matéria. Enfim, é aquela orientação profissional que todo aluno deveria ter.
Em resumo, o kuadro tem :
  1. Video aulas
  2. Muitas listas de exercícios
  3. Simulados ITA-IME, medicina fuvest e Unicamp, ENEM
  4. Monitores para tirar dúvidas e ajudar com as resoluções ou compreensão da matéria
  5. Orientação com a assessoria pedagógica
Enfim, na minha opinião como quem estudou para o ITA e para medicina na USP e na Unicamp, o Kuadro é o único cursinho online completo para se preparar  para qualquer vestibular do Brasil.
Alguns pontos relevantes:
  • no kuadro os professores são incentivados a aproveitar o tempo e focar na matéria, de forma que não há muito tempo para as piadinhas de cursinho, talvez isso desagrade alguns e agrade outros.
  • Os vídeos são vistos no YouTube em uma plataforma privada que permite assistir as aulas em velocidade de, 1,5 ou 2x.
  • O Kuadro se coloca no referencial das famílias ao servir aos alunos, isso significa muito respeito e carinho pelos alunos, o objetivo é com certeza o aprendizado, a aprovação e a influência positiva na vida das famílias que pode se estender por gerações.
  • O valor da mensalidade do Kuadro é um pouco diferenciado, falando o português bem claro, o preço é maior que o da concorrência, isso é esperado por ser uma plataforma online com tudo o que um cursinho de alto nível tem,  não é apenas um site com vídeos.
  • Como todo cursinho online tem os prós de não gastar tempo em deslocamento, poder seguir a matéria no seu ritmo,  não perder tempo em intervalos e ter conteúdo de alto nível que nem mesmo escolas particulares conseguem. Um contra seria a estrutura de cursinho virtual, em que o professor não está na sala de aula, o monitor não explica a questão do seu lado, e o assessor pedagógico não pode dar um abraço apertado. Exige adaptação da mentalidade, mas vale muito a pena.
Enfim,  o Kuadro tem a missão de levar o acesso à educação de qualidade a todos os cantos do Brasil e está conseguindo muito bem,  dá pra assinar sem nenhuma dúvida e ficar a cada dia mais próximo da aprovação.
Abraços e bons estudos,
Susane