Como é estudar no ITA?

C

Muitos alunos perguntam como é estudar no ITA. Aqui mostro como é.

CTA e alojamento

Depois que você passa no vestibular, você é chamado para a recepção em São José dos Campos. Você é recepcionado pelos veteranos no alojamento, o H8. O H8 tem 3 prédios: A, B e C.As meninas ficam no prédio A, e costumam ocupar metade do prédio.  Abaixo a entrada do H8-C:

O CTA é ótimo para andar de bicicleta, muitos alunos tem uma. Um dos bicicletários do H8:

Os veteranos do segundo ano, os chacais, recebem os novos alunos.

As pessoas normalmente escolhem ir com a família, a mãe quer ver onde o filho vai ficar, e tudo o mais. Nessa época ainda não tem bagunça (sua nem do colega de quarto) então os pais adoram e os novos alunos também!!
Você também vê que o DCTA é uma base militar enorme, com vários institutos além do ITA, como INPE, IAE, IFI, etc, casas de militares, escolas, um conjunto de prédios, o H9.

O DCTA também tem tudo o que é preciso pra viver:

  • supermercado,
  • bancos,
  • academia,
  • restaurantes,
  • muita pista pra correr ou andar de bicicleta,
  • quadra e piscina dentro do alojamento dos alunos.

Enfim, é um lugar maravilhoso. Veja abaixo a vista de um dos lagos do CTA que fica na frente do ITA e do rancho (refeitório).

Os apartamentos mais comuns são para 6 pessoas. Aqui uma foto bem real de como é o quarto do H8 para 2 pessoas. Cada um tem sua cama, seu lado da bancada, sua estante e seu guarda-roupa (que não aparece na foto).

 Durante os meses de recepção pode haver trotes, mas hoje em dia são bem tranquilos, a ideia é integrar o pessoal, fazer todo mundo se conhecer.
Os alunos do ITA podem comer no rancho que é um grande refeitório, existe inclusive o rancho dos alunos. Dá pra tomar café, almoçar e jantar. Quem quiser também pode ir nos restaurantes pagos como o do Cocta e o billa’s.
No primeiro ano, os alunos precisam servir como militares no CPOR. Aqui você aprende técnicas de sobrevivência, aprende a atirar, a se comportar como militar. Existem mutias brincadeiras entre as turmas do CPOR – foto abaixo. Os alunos gostam muito.

Os estudantes também recebem um soldo que costuma ser maior que o salário mínimo. Abaixo uma foto da formatura do CPOR que acontece no fim do 1o ano.

O CTA também tem uma igreja católica.

Curso no ITA

Começando pelo básico, o curso tem 5 anos, os 2 primeiros anos são de fundamental e os 3 últimos de profissional.

Notas, bimestres, semaninha

O ITA é organizado em 5 anos, cada ano tem 2 semestres. As disciplinas são semestrais.
Em um semestre, você vai ter entre 6 a 8 disciplinas.
Cada semestre é composto de 2 bimestres separados em 8 semanas e mais 2 semanas de exames.

1o bimestre:
1a semana
2a semana

8a semana
SEMANINHA, = semana de “férias”, intervalo, recuperação (não tem aula)
2o bimestre
1a semana
2a semana

8a semana
Semanas de exame
1a semana de exames
2a semana de exames

As provas são normalmente marcadas na 7a ou 8a semanas, então são semanas de muito estudo. Os exames englobam toda a matéria vista no semestre.
A nota final da disciplina é uma média das 3 notas (1o bi, 2o bi, exame).

Os professores corrigem as provas e dão as notas em conceitos, em vez de número:
L = Louvor: nota >= 9,5
8,5 <= MB < 9,5
7,5 <= B < 8,5
6,5 <= R < 7,5
5,0 <= i < 6,5
D < 5
Pra passar é preciso ter média de no mínimo 6,5. É preciso estudar, mas sem dúvidas o vestibular foi a etapa mais difícil.

Organização do curso

O curso tem 5 anos, os 2 primeiros anos são o curso fundamental. E os 3 últimos são o curso profissional. No fim do 2o ano você tem que escolher o curso profissional entre as seguintes opções:

  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de computação
  • Engenharia eletrônica
  • Engenharia Mecânica

Eu fiz engenharia aeronáutica, foi um curso que gostei muito, e hoje dou aulas no curso de engenharia aeroespacial, nas disciplinas de propulsão de foguetes.

Curso fundamental

No curso fundamental as principais matérias são matemática (diversos cálculos, geometrias,…), química (mais avançada que do vestibular), física (como se fosse a física do vestibular com muitas integrais complicadas), além de outras matérias como desenho geométrico, extracurriculares de humanidades, de computação ou mesmo de matemática ou física da pós graduação.
Esses dois primeiros anos são comuns pra todo mundo, ou seja, todos os 120 ou 130 alunos são divididos em 4 turmas (turmas 1, 2, 3 e 4).

Vida de militar

Todos os alunos servem no CPOR no 1o ano. Os que optam por seguir a carreira militar voltam a seguir no 3o ano como aspirante a oficial, com um salário de mais de 5 mil só para estudar!!

Curso profissional

No curso profissional você aprende a engenharia de verdade, como fazer os projetos, como pensar como engenheiro. Os alunos chamam de “prof”, nele você adquire as habilidades que o mercado de trabalho procura.

Engenharia aeronáutica / aeroespacial

Os cursos são bem parecidos, inclusive o 3o ano é idêntico. O que muda são as disciplinas específicas de cada curso a partir do 4o ano.

Durante o profissional de “aer” e “aesp”, vemos várias disciplinas de:

  • Aerodinâmica
  • Estruturas
  • Propulsão
  • Mecânica de voo
  • Disciplinas extras

O curso tem muitas práticas de laboratório, e é uma maneira muito legal de socializar e aprender junto com os colegas. Imagine uns 7, 8 amigos mexendo em um túnel de vento. Alguns labs eram divertidíssimos. Você faz grandes amizades que ficam para a vida inteira.

Esse é o famoso túnel amarelinho da eng. aeronáutica, os alunos da aeronáutica e da aeroespacial fazem ensaios nesse túnel.

Vou escrever sobre os cursos abaixo ao longo dessas semanas.

Engenharia Mecânica
Engenharia eletrônica
Engenharia civil-aeronáutica
Engenharia computação.

O que você achou deste post? O que você acha de ir fazer ITA?

Se inscreva na newsletter para receber um Ebook sobre como passar no ITA.

E vamos estudar!

Susane.

Ebooks e dicas do Resumov

* indicates required



Sobre o autor

Susane Ribeiro

Eng. Aeronáutica do ITA. Turma 2009.

Sobre mim

Resumov

Ebooks e dicas do Resumov

* indicates required